Palmas – Desde ontem (16), os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gerson Pires de Aguiar, na região sul, estão restritos apenas para casos de emergência.
Ao Jornal Sou de Palmas, a Secretaria da Saúde informou que na primeira etapa, as urgências são atendidas na Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes Damaso e na Policlínica de Taquaralto, ambas no Setor Sul. Essa mudança é temporária para permitir a conclusão da obra de reforma da UPA.
Atendimentos
Os atendimentos da USF José Hermes Damaso foram transferidos para a USF Bela Vista. Para demandas agendadas, como consultas, os serviços funcionam em horários alternados: das 7h às 13h para pacientes da USF Bela Vista e das 13h01 às 19h para pacientes da USF José Hermes Damaso. As demandas de urgência são atendidas durante ambos os horários para pacientes das duas unidades.
Os serviços de saúde da Policlínica de Taquaralto foram transferidos temporariamente para o Centro de Atenção Especializada em Saúde Dr. Ewaldo Borges, na ACSU-SE 110 (1.102 Sul), das 7h às 19h.
Na segunda etapa, ocorrerá a desativação temporária da sala de emergência da UPA Sul. A UPA Norte dará suporte aos casos de emergência, garantindo que nenhum paciente fique sem atendimento médico.
Classificação dos atendimentos:
Emergência: esses casos serão atendidos na sede da UPA Sul e incluem situações que representam risco iminente à vida, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), acidentes e traumas. Pacientes classificados com as cores amarela e vermelha serão assistidos na sala vermelha.
Urgência: esses casos serão atendidos nas sedes da USF José Hermes Damaso e Policlínica de Taquaralto. Exemplos incluem fraturas, luxações, cortes profundos sem hemorragia grave, crise de asma brônquica sem falta de ar grave, transtornos psiquiátricos, confusão mental ou sonolência, dor abdominal de moderada intensidade, retenção urinária em pacientes idosos, dor de cabeça forte sem alteração do nível de consciência e dor intensa em qualquer parte do corpo.
Casos leves: continuarão sendo acolhidos em todas as unidades de saúde, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Exemplos incluem consultas agendadas, suspeita de hanseníase e tuberculose, coleta de citologia de colo uterino, solicitação de exames laboratoriais, vacinação, troca de curativos e sondas, e diarreia.
Os pacientes que não apresentarem quadro clínico que exija atendimento de emergência ou urgência serão direcionados às unidades de saúde para não sobrecarregar os demais pontos de atendimento.