Elaboração de planos de aula e estratégias de ensino, estudo constante e acompanhamento das atividades escolares dos alunos são apenas algumas das tarefas realizadas, diuturnamente, pelos professores. Na rede municipal de ensino da Capital, esse ofício é exercido com esmero e paixão por profissionais que se dedicam à arte de ensinar, inspirando vidas e transformando realidades.
- Publicidades -
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por exemplo, são muitos os profissionais que não medem esforços para levar o conhecimento a seus alunos. É o caso do professor João Martins Bezerra, pedagogo que atua na rede municipal de ensino desde 2005. Atualmente lotado na Escola Municipal Aurélio Buarque, situada no Jardim Aureny I, o educador fala do orgulho de sua profissão. “Sou professor com muita satisfação e o exercício da minha profissão me proporciona experiências incríveis, pois é muito gratificante essa interação e troca de conhecimento com os alunos”, revela.
À frente de uma turma multisseriada, o professor João Bezerra encara o desafio de ensinar alunos de 15 a 80 anos com alegria e otimismo. “É uma tarefa desafiadora, porque preciso elaborar atividades específicas para cada aluno e, além disso, preciso mostrar a eles o quanto são capazes, mas a cada atividade concluída vejo a alegria no olhar deles e isso não tem preço”, destaca o professor.
Aluno assíduo do professor João, José Humberto, de 80 anos, conta que não perde uma aula e fica contando a hora para poder ir à escola. Ele conta que as primeiras lições de alfabetização chegaram até ele por meio da avó, ainda na adolescência. “De lá para cá, tive que parar os estudos para trabalhar, mas agora eu tenho a chance de recuperar esse tempo e aprender cada dia mais com o professor João”, conta com entusiasmo. Amante de literatura de cordel e inspirado pelo professor, o aluno segue todas as noites para a sala de aula, onde compõe e declama suas poesias, mostrando que nunca é tarde para aprender e ensinar.
Oficinas para Geração de Renda
Para além do conteúdo curricular, os professores se preocupam também em oferecer a seus alunos possibilidades para o incremento de suas rendas, por meio de qualificação profissional. Foi com esse objetivo que os educadores da Escola Antônio Carlos Jobim, situada na Arse 122 (1.206 Sul), desenvolveram o projeto ‘Oficinas de Geração de Renda para a EJA’.
Um dos professores que participa ativamente do projeto é Adjailton Francisco Alves, que ministrou uma oficina de caixas decorativas. Segundo o professor, os alunos aprenderam não somente a produzir caixas decorativas, mas também a precificar e atribuir valor a seus produtos. “Eles compreenderam que tinham em mãos algo valioso, fruto de um processo criativo. Isso ampliou os horizontes deles, porque eles perceberam que aquele material poderia gerar renda para eles”, explicou.
A diretora da unidade, Ana Paula Santos de Oliveira, conta que a proposta é capacitar os alunos da EJA, desenvolvendo habilidades nas áreas de artesanato, serviços e empreendedorismo. Com esse intuito, os alunos já participaram de oficinas de bombons e caixas decorativas, mas estão previstos ainda os cursos de Design de Sobrancelha, Pequenos Reparos, Trancista e Maquiagem. As oficinas são ministradas pelos próprios educadores da unidade, que compartilham seus talentos, contribuindo para a formação integral de seus alunos.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820