Palmas registrou um novo caso de paciente com varíola dos macacos. Ao todo, são cinco casos confirmados na capital, segundo a secretaria Municipal de Saúde (Semus).
- Publicidades -
O paciente foi confirmado na semana epidemiológica entre os dias 11 e 17 de setembro. É um homem de 18 anos que mora em Palmas e apresentou sintomas leves da doença. Ele está sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
Os outros pacientes são: um homem de 26 anos, uma menina de 2 anos, uma adolescente, de 12 anos e um homem de 28 anos. Este último é morador de Palmas, mas por ter sido diagnosticado na capital, está na base de dados do município. Entretanto, não é considerado pelo informe da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A SES também divulgou os dados da doença, causada pelo vírus Monkeypox, no estado. São nove casos confirmados (um a mais que na semana passada), e ainda 34 casos suspeitos ainda em investigação.
A Semus informou ainda que os quatro primeiros pacientes monitorados pelo Cievs já receberam alta do isolamento.
De 1º de agosto até esta terça-feira (20), foram notificados 62 pacientes com suspeita da doença, sendo 38 mulheres e 24 homens. Desses, 33 foram descartados e amostras de 29 ainda estão em análise.
Caso o morador da capital apresente sintomas característicos da varíola dos macacos, como febre, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele ou até falta de apetite, deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência da quadra ou bairro onde mora ou umas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820