O retorno das aulas na rede municipal de ensino em Palmas está previsto para o dia 1º de fevereiro e deve adotar o formato híbrido para desenvolvimento das atividades, com limite para a quantidade de alunos e mantendo aulas na plataforma online Palmas Home School. Mesmo com os protocolos de segurança já estabelecidos, o retorno só acontecerá se o cenário epidemiológico de Palmas apresentar condições favoráveis.
- Publicidades -
Em consonância com o parecer 15/2020 do Conselho Nacional de Educação e com o guia de implementação de protocolos de retorno das atividades presenciais nas escolas de educação básica do MEC, a Secretaria Municipal da Educação definiu os protocolos que irão nortear o gradativo retorno às aulas. Inicialmente, serão atendidos de modo presencial apenas 25% dos alunos de cada turma diariamente, progredindo para 50%, 75% e 100%, sempre considerando o cenário epidemiológico. A plataforma Palmas Home School disponibilizará o conteúdo não abordado em sala, até que seja possível que todos os alunos possam ter aulas presenciais em segurança.
O principal foco do formato híbrido será alcançar todos os educandos. A recuperação dos objetivos essenciais da aprendizagem, tanto cognitivas quanto socioemocionais, seguirá as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular do Tocantins. Haverá acompanhamento individual e coletivo da aprendizagem, bem como intervenção pedagógica pelos professores utilizando diversos canais de comunicação, com uso das tecnologias. A busca ativa aos alunos em situação de infrequência e iminente abandono escolar será feita em parceria com o Conselho Tutelar.
Prevenção
Os protocolos de segurança para as aulas presenciais incluem dispensador de sabonete líquido e papel toalha nos banheiros e de álcool gel em pontos de maior circulação (recepção, corredores e refeitório), além de totem de acionamento por pedal e tapetes sanitizantes nos acessos à parte interna. Também será usado termômetro infravermelho sem contato para aferição de temperatura de alunos e servidores, ao entrar no ambiente escolar e a cada duas horas de permanência no local. O horário de entrada e saída e do lanche também será diferenciado para evitar aglomeração de alunos nos espaços internos comuns e de pais nas imediações das unidades de ensino.
Será necessário uso de máscara durante todo o período de permanência na escola. Alunos e servidores receberão máscaras, que serão descartadas em lixeiras com tampa de acionamento por pedal. A desinfecção das superfícies das salas de aula e demais espaços, bebedouros, ventiladores e aparelhos de ar condicionado será feita periodicamente com detergente neutro, álcool 70% ou hipoclorito de sódio. A higienização será constante nas maçanetas e corrimãos. Os veículos do transporte escolar, que vão trabalhar somente com 50% da capacidade, serão higienizados diariamente e irão trafegar com janelas abertas durante as rotas.
Também serão instituídos comitês de enfrentamento de riscos da Covid-19 em cada unidade, composto por diretor, supervisor, orientador educacional, secretário escolar, representante de professor e representante de pais. O distanciamento social será implementado conforme o guia de orientações do MEC, e haverá uma sala específica para isolar quem apresente sintomas enquanto estiver na escola até que possa voltar para casa ou ser encaminhado para uma unidade de saúde. Profissionais e alunos que fazem parte do grupo de risco deverão ficar em casa e realizar as atividades de maneira remota.
Também serão tomados cuidados em relação à alimentação, por meio das instruções descritas no Manual de Boas Práticas e no Procedimento Operacional Padronizado (disponibilizados a todas as unidades educacionais). Será obrigatório uso de vestuário próprio até chegar à unidade educacional, e só então fazer uso do uniforme completo, com calçado ou bota de segurança, touca, máscara e avental, limpos e trocados diariamente. Os servidores das unidades educacionais serão capacitados em parceria com a vigilância sanitária.
A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Semed, Anice Moura, considera que o formato híbrido é o que melhor pode atender aos alunos da rede municipal. “Queremos manter a segurança dos alunos e servidores e propiciar a continuidade do aprendizado. Com a permanência da plataforma Palmas Home School, este sistema é o que melhor se apresenta enquanto durar o momento atípico da pandemia”, considera.