1 de maio de 2024 13:19

Palmas

Retorno autorizado! Escolas particulares de Palmas voltarão as atividades presenciais com 50% da capacidade de ocupação

Publicado em

Retorno autorizado! Escolas particulares de Palmas voltarão as atividades presenciais com 50% da capacidade de ocupação

O vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se na tarde desta sexta-feira, 14, no Palácio Araguaia, com diretores de escolas particulares de Palmas, onde reforçou a decisão do governador Mauro Carlesse em retomar de forma gradual as aulas presenciais no Estado do Tocantins. O retorno das atividades escolares será de modo gradual e com 50% da capacidade de ocupação das salas de aulas. O decreto detalhando as medidas será publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira, 14.

“Nós levamos em consideração a diminuição do número de infectados, de internações e a ampliação de mais leitos em municípios do Estado. E as escolas já estão com dificuldades financeiras e existe também uma consciência social. Todos já usam máscaras de maneira espontânea, por exemplo. As crianças já sabem disso, têm que usar o álcool em gel. Fazendo tudo isso, dá para fazer esse retorno de modo gradual, sem prejuízos. Temos que estabelecer normas e trabalhar, porque as escolas não conseguem mais segurar essa situação”, afirmou Wanderlei barbosa.

Leia Também:   Diversos serviços de saúde serão ofertados gratuitamente na Feira da Arno 33, em Palmas

Diretor de uma escola privada na Capital, Enock Cabral afirmou que muitas instituições cortaram mais de 40% dos funcionários e têm um endividamento de mais de 200%. “Podemos pensar em alternativas para não fechar as escolas como outros países fizeram”, afirmou o diretor.

Em defesa das escolas, o pediatra André Pansutti, também membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirmou que as crianças estão protegidas em casa e dentro das escolas que estão preparadas para recebê-las. “Estudos mostram que, com escolas preparadas, conseguimos voltar e mantê-las abertas com restrições e limitações mesmo frente a possíveis novas ondas, pois não temos como prever o retorno da normalidade”, pontua o pediatra André Pansutti, levando em consideração a saúde mental e física das crianças fora da sala de aula.“Temos transtornos de comportamento sendo potencializados, déficit de aprendizagem e transtornos nutricionais. Ela está protegida do novo Coronavírus, mas sofrendo as custas desse isolamento e do distanciamento”, concluiu o médico.

Leia Também:   Saiba o que funcionará em Palmas durante o feriado do Dia do Trabalhador; veja a lista

Presença

Estavam presentes na reunião, os secretários-executivos da Casa Civil, Sebastião Neusim; da Saúde (SES), Quesede Ayres; a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra; a diretora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Larissa Ribeiro; o secretário de Finanças de Palmas, Rogério Ramos; além de diretores de escolas privadas.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana