1 de julho de 2024 00:19

Palmas

Projeto “Tradições e Cores” destaca quadrilhas juninas de Palmas

Publicados

sobre

Projeto
Energisa

O projeto “Tradições e Cores: Uma Celebração da Cultura Junina”, desenvolvido pelo fotógrafo e profissional de marketing Daniel Carvalho, está em fase de execução. A iniciativa busca capturar, através da fotografia, as emoções vividas pelos grupos juninos durante a temporada de 2024. Desde os ensaios até as apresentações oficiais, o projeto destaca os brincantes, os apoios, as cores, texturas e bordados dos figurinos e cenários das temáticas escolhidas para este ano, valorizando a cultura popular tocantinense.

Captação de imagens

A captação de mais de 500 fotografias das quadrilhas juninas de Palmas está disponível para download gratuito no site Flickr. O projeto foi viabilizado por recursos da Lei Complementar nº 195/2022, através do EDITAL Nº 015/2023/FCP/LEI PAULO GUSTAVO CULTURAS E LINGUAGENS, na categoria Artes Visuais da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas. Todo o material institucional do projeto é compartilhado em vídeo com legendas e intérprete de Libras, proporcionando maior acessibilidade.

Inscrições e cronograma

As inscrições para participação no projeto ocorreram de 22 a 30 de abril, com sete juninas inscritas: Estrela do Sertão, São João das Palmas, Pula Fogueira, Explosão Amor Caipira, Encanto Luar, Pizada da Butina e Nação Junina. As captações começaram em abril e seguem até junho, acompanhando ensaios e apresentações em eventos como o 13º Circuito de Quadrilhas Juninas de Palmas, o 15º Concurso Tocantinense de Quadrilhas Juninas e o 32º Arraiá da Capital.

Contrapartida social

Como contrapartida social, o projeto oferece o workshop “Aprendendo a fazer vídeos curtos”, com 15 vagas, em formato de aula prática para produção de vídeos curtos de divulgação de produtos e serviços. O workshop será realizado em local público a ser definido, com inscrições previstas para iniciar em 24 de junho, disponibilizadas através do perfil de Instagram @danielcarvalho.fotografo.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil, totalizando R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos em todo o país. Aprovada durante a pandemia de Covid-19, a lei homenageia o artista Paulo Gustavo e oferece acesso a recursos por meio de editais e outras formas de seleção pública simplificada.

Ficha técnica

  • Fotógrafo e Videomaker: Daniel Carvalho
  • Coordenação geral: Gaby Roxa
  • Coordenação de workshop: Lico Campos
  • Designer gráfico: Ian Douglas Oliveira
  • Intérprete de LIBRAS: Jonael Macedo
Anúncio

Mais Vistos da Semana