Os usuários do transporte público de Palmas deverão voltar a pagar a tarifa de ônibus a partir da próxima segunda-feira (3). Segundo Walace Pimentel, presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), o valor da passagem será mantido em R$ 3,85, e as recargas estarão disponíveis em todos os meios de pagamento.
A gratuidade no transporte foi anunciada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) no dia 1º de janeiro, durante a cerimônia de transmissão de faixa. A medida foi adotada como uma ação temporária para permitir que o município reorganizasse o serviço. As informações são da TV Anhanguera.
Licitação do transporte público
No dia 13 de janeiro, a Prefeitura de Palmas publicou um decreto no Diário Oficial que autoriza uma nova concessão do transporte coletivo à iniciativa privada, por meio de licitação pública. O contrato terá validade de 20 anos, podendo ser prorrogado.
O transporte público da capital esteve sob concessão da iniciativa privada por mais de duas décadas, até o encerramento do contrato em 2022. Na ocasião, a então prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) decidiu que o serviço seria administrado diretamente pelo município, criando a ATCP.
A licitação, que ocorrerá na modalidade de concorrência pública, prevê a concessão em um único lote, com a obrigatoriedade de operar uma frota de 180 ônibus para atender a uma população de 323 mil habitantes.
Com o fim da gratuidade e o anúncio da nova licitação, a Prefeitura busca modernizar e estruturar o transporte coletivo, visando oferecer um serviço mais eficiente e sustentável para a população.