16 de maio de 2024 04:14

Palmas

Prefeitura de Palmas desmente fake news e esclarece processo de vacinação contra a Covid-19 na Capital

Publicado em

Prefeitura de Palmas desmente fake news e esclarece processo de vacinação contra a Covid-19 na Capital

Por meio de nota encaminhada à imprensa neste sábado, 03, a prefeitura de Palmas desmentiu a informação que circula nas redes sociais de que as ações de vacinação contra a Covid-19 teriam sido suspensas devido o feriado da Semana Santa e Páscoa. Segundo a Prefeitura, o governo federal adquire doses das vacinas e as envia para os estados, que por sua vez distribuem para os municípios para que seja providenciada a imunização dos munícipes.

”Com isso, reforça-se que, em Palmas a vacinação não é diária, pois a Semus depende de disponibilidade de doses. Sendo assim, quando as recebe, providencia ações estratégicas, previamente anunciadas. Aqueles que não puderem participar das ações, podem agendar em sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência”, diz trecho da nota.

Confira o documento na íntegra.

NOTA PÚBLICA

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), vem a público esclarecer dúvidas acerca do processo de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Como já amplamente divulgado por toda a imprensa nacional, o governo federal adquire doses das vacinas e as envia para os estados, que por sua vez distribuem para os municípios para que seja providenciada a imunização dos munícipes.

Desta forma, a Semus se planejou e, antes mesmo do início da vacinação, em janeiro de 2021, o Plano Municipal de Imunização já estava disponível para toda a população nos canais oficiais da Prefeitura de Palmas. No entanto, com as remessas recebidas com baixo quantitativo de imunizantes, a Secretaria teve que adaptar e vacinar uma pequena parcela dos públicos prioritários, sendo atendidos inicialmente os profissionais de saúde e idosos acima de 80 anos. Este formato tem sido divulgado nos releases produzidos, postados no site da Prefeitura de Palmas e enviados para a imprensa.

Destaca que, à medida em que o Município recebe novas doses do Estado, é possível ampliar gradativamente o público-alvo a ser vacinado dentro do que preconiza o Plano. Na última semana, a Semus recebeu mais 3.280 doseso que permitiu abrir a vacinação para idosos acima de 67 anos.

Com isso, reforça-se que, em Palmas a vacinação não é diária, pois a Semus depende de disponibilidade de doses. Sendo assim, quando as recebe, providencia ações estratégicas, previamente anunciadas. Aqueles que não puderem participar das ações, podem agendar em sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. Pessoas acamadas são vacinadas em casa pelas equipes das USFs. Logo, não há suspensão de vacinação.

As Salas de Vacinas ficam nas USFs, que funcionam de segunda à sexta-feira. Nos finais de semana funcionam apenas unidades sentinelas exclusivas Covid-19, sem sala de vacina.

Por fim, a Semus informa que está prevista a entrega de 1.140 doses para a próxima segunda-feira, 05 de abril, sendo 230 doses da vacina CoronaVac/Butantan, para dar continuidade a 1ª fase (DÉCIMA REMESSA) da vacinação contra a Covid-19 para atender 1,26% dos idosos entre 67 e 69 anos em Palmas e 6% das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas. Outras 1.180 doses também da vacina CoronaVac/Butantan, são para atender a SEGUNDA DOSE referente a (SEXTA REMESSA) da vacinação contra a Covid-19 para atender a 7% dos Trabalhadores da Saúde, 7% das Pessoas de 80 a 89 anos e 13% das Pessoas de 75 a 79 anos.

Palmas, 03 de abril de 2021.

Prefeitura de Palmas desmente fake news e esclarece processo de vacinação contra a Covid-19 na Capital Prefeitura de Palmas desmente fake news e esclarece processo de vacinação contra a Covid-19 na Capital

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana