O Jornal Sou de Palmas entrevistou, nesta quarta-feira (17), o policial civil e ativista político, Marcos Aurélio, ou ‘’Marquinhos’’, como é bastante conhecido na Capital.
- Publicidades -
Durante a entrevista, o policial, de 37 anos, destacou o carinho que tem por Palmas e como foi para ele crescer junto com a cidade. Pioneiro na Capital, Marquinhos chegou no município em 1993, com 6 anos de idade. Trabalhou numa empresa da família até ingressar no curso de Direito em 2007. Em 2013 foi aprovado na OAB, advogou e trabalhou em diversos órgãos públicos até 2017, quando tomou posse no cargo de Escrivão na Polícia Civil do Tocantins. Atualmente está lotado na 5ª Delegacia de Polícia Civil, localizada em Taquaralto.
Ativista social e político
Ao falar sobre a relação que tem com Palmas, Marcos destacou que viu a cidade ‘’nascer’’ e por isso, desde muito novo, sempre gostou de participar dos processos de crescimento da cidade em diversos segmentos.
Buscando sempre ajudar a população de Palmas, Marquinhos participa de vários movimentos sociais que visam dar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade e, além disso, luta pela diminuição da desigualdade social na cidade.
‘’Marcos é um cidadão sonhador, que sonha com dias melhores, em poder ajudar, em ver a sociedade evoluir, reduzir as desigualdades sociais, que são gigantescas, as vezes a gente vive em um extremo. Às vezes você está aqui no centro, você sai daqui e se depara com cada situação que você nunca imaginou vivenciar isso dentro de uma Capital’’, disse o policial
Ainda sobre as formas de alavancar o desenvolvimento da cidade, Marquinhos ressalta que a política é um dos meios principais para alcançá-lo. Segundo ele, a mudança para que a realidade da população melhore tem que vir através do Poder Público do município, mas que, atualmente, isso não tem sido feito.
‘’Sou um eterno apaixonado pela política, eu falo que desde que me entendo por gente, nunca fiquei de fora de um processo político dentro de Palmas. Sempre ajudando, mas ao longo desses anos eu colecionei várias decepções. Hoje é muito difícil você falar de política, ela está em descrédito e eu não tiro a razão do povo’’.
Pré-candidatura a vereador
Diante das decepções e promessas não cumpridas, Marquinhos acredita que esse sentimento seja o mesmo em grande parte dos palmenses, e por isso aposta que novos nomes deveriam surgir para que haja esperança na política da Capital.
Determinado a mudar essa realidade, ele informou que está disposto a colocar seu nome à disposição da população para concorrer a uma cadeira como vereador na Câmara Municipal.
‘’Ao meu ver, a Câmara de Palmas, hoje, é muito inerte, ela geralmente não toma partido diante de algumas situações que estão prejudicando o povo palmense. O meu projeto é um projeto sólido, é um projeto independente, que se Deus abençoar e chegarmos lá, serei um vereador independente. Vou fazer o papel que ele deve fazer, quando tiver que criticar, vamos criticar, quando tiver que elogiar, vamos elogiar, mas com autonomia’’, falou Marcos.
O policial já disputou duas eleições. A primeira, em 2020, também para vereador, ele recebeu 522 votos, alcançando a segunda suplência. Já em 2022, Marcos foi candidato a Deputado Federal, sendo o integrante mais votado do partido Avante, alcançando 2.124 votos, sendo que desses quase 1.200 foram somente em Palmas.
Assista a entrevista completa: