Palmas – A partir desta quinta-feira, 4, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ampliou a vacinação contra o HPV para pessoas de 15 a 45 anos que fazem uso de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Além das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas, os imunizantes estão sendo aplicados no Centro de Especialidades Dr. Ewaldo Borges Resende e no Hospital Maternidade Dona Regina.
- Publicidades -
Público-alvo mantido
A área técnica da Semus ressalta que o público-alvo original continua o mesmo: crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com esquema de dose única; pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e Aids; pacientes oncológicos; pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR); transplantados, todos com três doses; e pessoas de 15 a 45 anos imunocompetentes vítimas de violência sexual.
O que é PrEP
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma estratégia de prevenção ao HIV que envolve o uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas que ainda não foram expostas ao vírus, mas que têm um risco significativo de infecção. A PrEP é altamente eficaz quando tomada diariamente e pode reduzir o risco de contrair o HIV através de relações sexuais ou do uso de drogas injetáveis.