Como parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) intensificou nesta terça-feira (5) a formação de agentes que integram a Patrulha Mulher Segura. Ao todo, 40 guardas participaram de uma palestra voltada à atuação da patrulha e aos principais pontos da Lei Maria da Penha.
A capacitação foi realizada no miniauditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e integra o Estágio Anual de Qualificação Profissional (EAQP) da corporação. A atividade foi conduzida pela inspetora-chefe da GMP, Letícia Bordin, e pela subinspetora Joana Paula Martins.
Oficialmente instituída pelo Decreto Municipal nº 2.678, de 28 de março de 2025, a Patrulha Mulher Segura tem como objetivo fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas de urgência e oferecer suporte direto a mulheres e meninas em situação de violência doméstica.
De acordo com o comandante da GMP, Gilmar Fernandes, a proposta é fortalecer a atuação da guarda no enfrentamento à violência de gênero por meio de um atendimento mais humanizado e preparado. “A capacitação tem o objetivo de reforçar o papel da Guarda Metropolitana no enfrentamento à violência de gênero em Palmas”, destacou.
Durante a palestra, Letícia Bordin explicou que a patrulha será um instrumento direto de aplicação da Lei Maria da Penha no município. “Ela vai fiscalizar e monitorar as medidas protetivas de urgência. A Lei Maria da Penha traz essa ferramenta, e aqui nós estamos nos especializando, porque a política está focada no Pacto Nacional Antifeminicídio, no Pacto Nacional Contra a Violência às Mulheres e Meninas, e na não revitimização da mulher”, afirmou.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]