A Prefeitura de Palmas informou que ao longo de todo o ano de 2019 teve que substituir cerca de 400 contêineres de lixo que foram danificados por moradores. Além do vandalismo, o uso incorreto das estruturas é uma das principais causas dos prejuízos. É comum que sejam descartados restos de construção ou brasas de churrasqueiras dentro dos contêineres .
- Publicidades -
O total de unidades danificadas é quase 25% de todos as lixeiras do tipo em Palmas. Atualmente são 1.610 contêineres distribuídos em toda a cidade e distritos.
Segundo a prefeitura, cada unidade custa cerca de R$ 1,3 mil, o que representa um prejuízo de pelo menos R$ 520 mil. Em alguns casos ainda é possível a reutilização com a troca de peças, como as rodinhas ou os pegadores.
As unidades de cor azul, que são a maioria, são destinados a lixo doméstico. Este tipo de dejeto deve ser descartado embalado em sacos plásticos para coleta.
Os restos de construção e entulhos devem ser encaminhados para empresas credenciadas como Disque-Entulho. Nestes casos é o cidadão quem paga pelo transporte e o desrespeito a esta é passível de multa. Denúncias podem ser feitas à Guarda Ambiental pelo telefone 153.
Com relação aos corpos de animais mortos, o recolhimento é gratuito. Para solicitar basta entrar em contato pelo telefone (63) 3212-7426 das 7h às 19h de segunda a sexta-feira.