O boletim epidemiológico da monkeypox desta segunda-feira, 12, informa que mais quatro casos da doença são investigados em Palmas. Os dados são da 49ª semana epidemiológica, que compreende os dias entre 4 e 10 de dezembro. Não há novos casos confirmados. O acompanhamento é feito pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).
- Publicidades -
Até que saia o resultado dos exames, os pacientes com suspeita para a monkeypox são isolados e acompanhados pelas equipes do Cievs. A notificação é clínica e requer uma análise da equipe de enfermagem ou médica da Unidade de Saúde da Família (USF). Após notificado, o usuário realiza um exame de sangue para diagnóstico definitivo.
Na presença de sintomas como erupção cutânea, febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza, dores muscular e de garganta, tosse e lesões genital e oral, a Vigilância em Saúde da Semus recomenda que a população procure a USF de referência para avaliação dos sintomas.
Acumulado
Desde o primeiro caso suspeito, registrado em 1º de agosto deste ano, a Capital soma 130 notificações suspeitas para a doença. Do número, até o momento, sete foram confirmados e 88 tiveram diagnóstico descartado. Os outros 35 estão em investigação.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820