Com mais 18 diagnósticos positivos registrados, Palmas totaliza agora 194 casos confirmados. No início da noite de terça-feira, dia 12, ocorreu o terceiro óbito em decorrência de Covid-19 na Capital. O paciente de 52 anos de idade estava internado desde o dia 10 de maio em um hospital particular.
- Publicidades -
O homem tinha a saúde debilitada em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido há aproximadamente cinco anos. Além disso, era cadeirante e tinha epilepsia.
A esposa e o filho do paciente que foi a óbito também testaram positivo para Covid, estando a mulher em isolamento domiciliar e o filho internado em unidade hospitalar privada com o quadro de saúde estável.
O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou ainda que Palmas registrou 2.875 notificações de síndromes gripais, sendo que 1.050 casos foram descartados e 50 pessoas estão recuperadas. A última edição do Boletim Epidemiológico foi atualizada às 12 horas desta quarta-feira, dia 13.
Estão internados em Palmas sete casos confirmados da Capital, uma pessoa em estado grave e outras seis em quadro de saúde estável. Mais 14 pacientes estão hospitalizados no Município, porém são vindos de outras cidades do Tocantins e de outros estados brasileiros.
Um caso a menos
Após investigação da Vigilância Epidemiológica de Palmas, foi constatado que um caso confirmado no dia 11 de maio é referente a uma moradora do município de Tomé-Açu (PA) e não de Palmas, como havia sido registrado. Por isso, a Capital tem em sua contagem um caso confirmado a menos. A situação foi repassada à Secretaria de Saúde do Tocantins e o caso passa a ser contabilizado no município de origem.
Acesse o Boletim completo aqui.
Formas de contágio
Em relação às formas de contaminação, dos 194 casos positivos, 43,3% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 21,1% estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas, 17% em outros estados brasileiros, 8,2% por transmissão comunitária, 6,2% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins e 3,1% em viagens ao exterior.