Tocantins – O mês de julho, com suas férias escolares e temporada de praias, reúne as famílias tocantinenses para aproveitar o calor, resultando em um aumento significativo no fluxo de viagens e deslocamento urbano. Este período também é marcado por grandes shows e eventos pelo estado, criando um cenário propício a acidentes de trânsito, especialmente quando motoristas combinam direção com consumo de álcool e falta de atenção. Apenas no último fim de semana, seis acidentes foram registrados.
- Publicidades -
Em 2024, o Tocantins já contabilizou 209 ocorrências de colisões com postes, afetando o fornecimento de energia elétrica para 168.532 consumidores.
Principais cidades afetadas
Das ocorrências registradas no último final de semana, três ocorreram em zonas urbanas (Palmas, Santa Fé e Palmeiras do Tocantins) e três em zonas rurais (Miracema, Lagoa da Confusão e Goiatins). No ranking geral de 2024, Palmas lidera com 66 casos de fornecimento de energia interrompido devido a colisões com postes. Confira a lista das principais cidades afetadas:
- Palmas: 66 casos
- Araguaína: 25 casos
- Porto Nacional: 13 casos
- Gurupi: 7 casos
- Peixe: 6 casos
- Campos Lindos: 5 casos
Riscos e orientações
De acordo com Júlio César Moura, coordenador da Energisa, além de representarem risco para motoristas, passageiros e pedestres, os acidentes causam danos significativos à sociedade, como interrupções no fornecimento de energia elétrica. “O processo de substituição de um poste danificado por abalroamento causa transtorno à população por interromper o fornecimento de energia na região, podendo afetar escolas e hospitais, por exemplo.
A substituição pode levar algumas horas, pois depende da perícia da polícia local e da reconstrução de trechos da rede elétrica arrancada”, explicou.
Dicas de segurança
Caso você se envolva ou presencie um acidente de trânsito com poste de energia elétrica, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330). Confira abaixo algumas dicas de segurança:
- Permaneça dentro do veículo, se for seguro.
- Não toque no poste ou nos fios elétricos, pois podem estar energizados.
- Mantenha-se dentro do veículo se houver água no local ou estiver chovendo.
- Espere pela ajuda especializada; apenas profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente.
- Não utilize ou toque em objetos metálicos para tentar se desvencilhar dos fios.
- Mantenha-se afastado e informe às pessoas próximas sobre os riscos, entrando em contato com Corpo de Bombeiros e Energisa.