A Secretaria de Agricultura e Serviços do Interior de Palmas (Seasi) está preparada para mostrar o melhor da produção sustentável na maior feira agrotecnológica da região Norte, a Agrotins 2025, que acontece entre 13 e 17 de maio. A tradicional unidade demonstrativa Fazendinha do Calor Humano será um dos destaques, apresentando tecnologias acessíveis para pequenos produtores rurais, hortas comunitárias e piscicultura integrada.
Na Fazendinha, serão demonstradas seis variedades de mandioca de mesa — cacau, polpa amarela, sempre verde, todo tempo e pão — que servirão como campo multiplicador de manivas (partes da planta usadas na propagação). O engenheiro agrônomo Evaldo Pereira explica que o produtor poderá conhecer também métodos para combater pragas como a mosca de galhos sem uso de inseticidas. “Mesmo em pequenos espaços, mostramos que é possível ter boa rentabilidade”, afirma.
Outro destaque são os tanques escavados com criação de pirarucu, tambaqui e caranha. A água dos tanques, rica em fósforo e potássio, é aproveitada para irrigação de banana e maracujá, reforçando a proposta de integração sustentável entre agricultura e piscicultura.
Hortaliças em estufa e hortas comunitárias
A Fazendinha apresentará ainda uma estufa modelo, com 80 bandejas de mudas de alface americana, alface crespa e pepinos, destinados às hortas comunitárias de Palmas. O sistema utiliza nebulização controlada para manter a temperatura abaixo de 27°C e microaspersores de baixa pressão, garantindo eficiência no uso da água.
O técnico de Extensão Rural, Luis Antonio, explica que a estufa conta com tela difusora de luz, que proporciona crescimento uniforme às plantas, além de proteger contra pragas e chuvas fortes. “Mesmo em dias nublados, a luz solar penetra de forma homogênea, assegurando um bom desenvolvimento das mudas”, destaca.
Outras atrações da Fazendinha
Além das áreas demonstrativas, o público poderá visitar a Casa da Farinha, conferir a exposição de uma plantadeira de mandioca, conhecer as vacas de leite, peixes, capins para pastagem e cultivos de fruticultura, como banana e maracujá. Também haverá um módulo de berçário com plantação de pepino híbrido, alface e tomate em cultivo protegido.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]