Conforme monitoramento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Palmas totaliza sete casos de Monkeypox. O novo caso foi confirmado nas últimas semanas epidemiológicas, referente ao período de 2 a 15 de outubro, que também apresentou mais 15 novos casos notificados.
- Publicidades -
Desde o dia 1º de agosto, data da primeira notificação suspeita, até o dia 15 de outubro, o boletim registrou 90 casos notificados, 47 descartados e sete confirmados. Apenas o último caso confirmado está em monitoramento, os demais já foram acompanhados pelo Cievs e receberam alta do isolamento.
Dentre os pacientes com suspeita da doença, 56 são mulheres e 34 são homens. Os principais sintomas apontados foram erupção cutânea, febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza, dores muscular e de garganta, tosse e lesões genital e oral.
Cuidados
A Vigilância em Saúde da Semus alerta que, ao menor dos sinais, o cidadão deve procurar a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou umas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para avaliação e ressalta que a principal medida para evitar a contaminação é a prevenção, limpeza constante das mãos, uso de álcool gel, máscaras para a população imunossuprimida e mais vulnerável à doença como gestantes, crianças e pessoas com comorbidade.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820