Em 2020, foram retiradas 710 toneladas de lixo das tubulações de esgoto em Palmas, segundo a BRK Ambiental. A concessionária trabalha nos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins e alerta para os riscos causados pelo descarte incorreto de lixo no sistema de esgoto.
- Publicidades -
O número é maior que o registrado em 2019, quando foram retiradas 526 toneladas de lixo. A limpeza é feita de forma preventiva e os itens mais comuns são fraldas, sacolas plásticas, fio dental, papel higiênico, tampas de garrafa pet, cabelo e absorventes.
O alerta foi emitido pela BRK porque os riscos do descarte incorreto aumentam durante a temporada de chuvas. A obstrução da tubulação associada ao volume de água pode fazer com que o esgoto acabe retornando para dentro das casas ou até mesmo causar o rompimento do sistema. Há ainda ligações irregulares que acabam fazendo com que água da chuva vá parar na rede de esgoto.
A água de calhas e ralos externos deve ser direcionada para o sistema de drenagem urbana, por meio das galerias pluviais.
O lixo que é retirado pelas equipes é enviado para o aterro sanitário municipal, local adequado para o descarte.
O engenheiro da BRK, Paulo Nunes, pediu que a população seja consciente. “O lixo descartado em ralos e pias gera transtornos e problemas para o sistema de coleta de esgoto. O entupimento dessas redes coloca em risco o meio ambiente e o bem estar da população”.
Caso notem vazamentos no sistema de esgoto, os clientes podem alertar a concessionária. O contato pode ser feito gratuitamente pelo telefone 0800 6440 195. As equipes trabalham 24 horas por dia na manutenção das redes.