Cerca de 12 mil alunos da rede municipal de ensino da Capital participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira, 30. A competição é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), sendo considerada a maior disputa científica do país, pois alcança estudantes de todos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.
- Publicidades -
As provas foram aplicadas e agora passa para a fase de correção pelas escolas, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA. Durante a avaliação de matemática, cada aluno teve duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, conforme o grau de escolaridade do aluno, sendo Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
De acordo com o diretor de educação fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Daniel Tramontini, os alunos classificados na primeira fase da OBMEP realizarão a prova da segunda fase, composta por 6 questões discursivas, prevista para acontecer em 8 de outubro deste ano. “A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível”, explica.
Até o dia 20 de junho, as unidades educacionais vão enviar pelos Correios, os cartões-respostas dos estudantes classificados para a segunda fase. Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados no dia 2 de agosto e os premiados serão conhecidos em 20 de dezembro.
Premiação
A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.
Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503