O Boletim da Monkeypox desta terça-feira, 6, traz o compilado das 47ª e 48ª semanas epidemiológicas, respectivamente, entre os dias 20 e 26 de novembro de 27 a 3 de dezembro. Responsável pela confecção do documento, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que estão sendo investigadas seis novas notificações de casos suspeitos da doença e que não há nenhum novo caso confirmado.
- Publicidades -
Conforme o Cievs, até sair o resultado dos exames, os pacientes suspeitos são monitorados pela equipe do Centro e permanecem em isolamento em suas residências. A notificação é clínica e requer uma análise da equipe de enfermagem ou médica da Unidade de Saúde da Família (USF). Após notificado, o usuário realiza um exame de sangue para diagnóstico definitivo.
Na presença de sintomas como erupção cutânea, febre de início súbito, dores de cabeça, fraqueza, dores muscular e de garganta, tosse e lesões genital e oral, a Vigilância em Saúde da Semus recomenda que à população que procure a USF de referência para avaliação dos sintomas.
Quadro geral
No acumulado, Palmas registra 123 casos notificados, sendo 72 pessoas do sexo feminino e 41 do sexo masculino. Destes casos, 76 foram descartados e sete confirmados. Os outros 36 estão em investigação, provável confirmação ou perda de seguimento.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820.