14 de maio de 2024 07:30

Palmas

Jovens empreendedoras de Palmas: conheça a história de mulheres que transformaram suas vidas e conquistaram sua independência financeira antes dos 25 anos

Publicados

sobre

Jovens empreendedoras de Palmas: conheça a história de mulheres que transformaram suas vidas e conquistaram sua independência financeira antes dos 25 anos

A tão sonhada independência financeira tem sido cada vez mais almejada pelos jovens da geração Z, que já nasceram em um mundo conectado em que há espaço e oportunidades para desenvolver inúmeros projetos e rentabilizá-los. Em Palmas, a juventude não tem pensado diferente, a cada ano o número de pessoas, com até 25 anos, que entraram para o mundo do empreendedorismo cresceu consideravelmente.

Um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostrou que os jovens empreendedores, de até 24 anos, representam cerca de 7% do total, somando mais de 1,9 milhão de trabalhadores. Os dados são da PNADC do IBGE e mostram os números referentes ao ano de 2021.

Jovens empreendedoras de Palmas: conheça a história de mulheres que transformaram suas vidas e conquistaram sua independência financeira antes dos 25 anos

Infográfico

 

Ainda de acordo com o levantamento, é possível observar que a inclusão desse grupo no empreendedorismo auxilia na redução da falta de emprego no país, visto que, a taxa de desemprego entre os jovens é duas vezes maior que a média nacional. Essa diferença pode ser explicada pela falta de experiência profissional da nova geração, pois eles saem da escola sem nenhuma qualificação voltada para o mercado de trabalho.

E foi tentando fugir dessas estatísticas e conseguir a sonhada independência financeira que três jovens, moradoras da capital tocantinense, decidiram investir tempo e aprendizado no empreendedorismo.

A variedade de opções que o empreendedor pode se aventurar é o que chama mais a atenção dos jovens, pois eles conseguem trabalhar em segmentos que realmente possuem afinidade, com isso, o empenho para crescer no mercado se eleva.

GABRIELA BRAIDS

Gabriela Ferreira, de apenas 20 anos, conseguiu entrar no mercado de trabalho prestando serviços no ramo da beleza. Há quase dois anos, ela ganha a vida sendo trancista e fazendo penteados.

Segundo a jovem, o trabalho como trancista a proporcionou inúmeras conquistas, entre elas a de conseguir pagar a mensalidade da sua faculdade de contabilidade e de se manter sem precisar da colaboração de terceiros.

Com muita dedicação e amor pelo que faz, Gabriela relatou que entrar para o mundo do empreendedorismo transformou completamente sua vida. Após fazer cursos e se aprofundar mais sobre como gerir uma empresa, ela disse que não imaginava que teria um resultado tão positivo em tão pouco tempo.

‘’Eu enxergo o empreendedorismo como algo libertador, é uma oportunidade de você ter o seu próprio negócio, ter sua renda financeira. Dá para ser um trabalho fixo ou dá pra ser um trabalho extra, seja qual for, é uma coisa maravilhosa!’’, disse Gabriela.

Jovens empreendedoras de Palmas: conheça a história de mulheres que transformaram suas vidas e conquistaram sua independência financeira antes dos 25 anos

Gabriela Ferreira, 20 anos, ganha a vida como trancista na Capital. Foto: Reprodução / Redes Sociais

NICOBOHO

Saindo do ramo dos serviços, um setor que é também bastante explorado pela juventude é o do comércio, e é nele que a jovem Nicole Pedrosa, de 22 anos, está inserida há três anos.

Dona da Nicoboho, Nicole conquistou sua independência financeira após realizar um sonho de criança: ter a sua própria loja. Segundo a jovem, ela sempre disse aos pais que um dia teria seu empreendimento. E foi na moda, uma de suas maiores paixões, que ela concretizou esse desejo. No início de 2020, pouco antes da pandemia, a empreendedora abriu sua loja de roupas no formato on-line. Mesmo diante do cenário, Nicole informou que seu público abraçou muito bem a proposta.

No primeiro momento, a jovem atendia as clientes dentro do seu próprio quarto e também disponibilizava a opção de atendimento a domicílio: ‘’Eu levava uma malinha para a casa da cliente com algumas peças que eu achava que ela ia gostar. Ela me falava antes o que estava procurando e eu selecionava algumas coisinhas, mas era bem difícil ter que me locomover com tudo e acabava que eu nunca conseguia mostrar tudo que tinha disponível’’.

Após um ano no mercado, Nicole abriu um showroom, em um espaço que havia dentro do terreno de sua casa, a jovem reformou todo o local e deixou com a ‘’cara’’ da loja, mas ainda não era o que ela buscava. ‘’Sempre que eu ia atender uma cliente tinha que arrumar a casa toda, era um trabalhão. Além disso, tem o conforto e a privacidade da minha família que era um pouco comprometida’’, expressou a jovem.

Com muita fé e determinação em realizar de fato seu sonho, Nicole buscou formas de expandir ainda mais seu empreendimento, uma das decisões foi trocar a faculdade de psicologia pela de marketing, onde ela conseguiria projetar os ensinamentos no meu próprio negócio. A jovem também anunciou, em primeira mão, que conseguiu alugar uma sala comercial e agora a Nicoboho deixa de ser só on-line e passa a ser também loja física.

Jovens empreendedoras de Palmas: conheça a história de mulheres que transformaram suas vidas e conquistaram sua independência financeira antes dos 25 anos

Nicole Pedrosa, 22 anos, dona de uma loja de roupas em Palmas. Foto: Reprodução / Redes Sociais

ROMERO PRATAS

Ainda no setor do comércio, temos a história de Gabriela Romero. Uma jovem de 22 anos que se encontrou como profissional no empreendedorismo. De acordo com a empreendedora, após concluir o ensino médio ela sofreu uma grande pressão da família para entrar na faculdade, mas até então, não sentia afinidade com nenhum curso.

Aos 19 anos, a jovem viu a oportunidade de abrir uma loja de jóias de prata e conseguir ter seu próprio dinheiro trabalhando com algo que ela gostasse.

‘’Desde muito cedo eu falava que queria ser dona da minha própria empresa, eu não sabia o que era ter uma empresa, mas era um sonho que partia de dentro de mim. Eu tinha muito medo de depender das outras pessoas e também não me encaixava tanto nos cursos tradicionais’’, disse Gabriela.

Com a abertura da loja on-line, a Romero Pratas, a jovem atingiu seu objetivo: não dependia de ninguém para se manter, mas como nem tudo são flores, ela também se deparou com alguns desafios que um empreendedor enfrenta, entre eles, ter que lidar com tudo do negócio sozinho.

‘’É muito desafiador: eu que atendo os clientes, faço as fotos da empresa, falo com os fornecedores e também faço as entregas dos produtos, pois moro longe da cidade e os entregadores não vêm até aqui. Faço entrega debaixo de sol e chuva (risos)’’, falou a empreendedora.

Entretanto, mesmo com os obstáculos, Gabriela ressaltou que o esforço vale a pena: ‘’Eu vejo que cresci bastante, tenho três anos de loja, já conquistei muitas clientes e já vejo que tenho um nome aqui na cidade’’, destacou a jovem.

Jovens empreendedoras de Palmas: conheça a história de mulheres que transformaram suas vidas e conquistaram sua independência financeira antes dos 25 anos

Gabriela Romero, 22 anos, dona de uma loja de jóias de prata. Foto: Reprodução / Redes Sociais

Apoie o comércio local e o empreendedorismo jovem feminino em Palmas, conheça o trabalho das entrevistadas:

Gabriela Braids: https://instagram.com/trancistagabrielabraids?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Nicoboho: https://instagram.com/nicoboho?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Romero Pratas: https://instagram.com/romeropratas?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana