Uma das principais rodovias que contornam a Capital tocantinense e dá acesso a diversos municípios próximos, a BR-010 (antiga TO-050), vem sendo bastante mencionada nas redes sociais pelos moradores de Palmas, nos últimos meses, entretanto, segundo os comentários dos internautas, não é por um bom motivo.
- Publicidades -
Apelidada como ‘’rodovia da morte’’, a estrada é conhecida por ser palco de inúmeros casos de acidentes de trânsito, e consequentemente, várias mortes trágicas. Nas redes sociais, internautas destacam que a falta de responsabilidade e educação no trânsito são as principais causas dos acidentes na rodovia e que ‘’todas essas mortes poderiam ter sido evitadas’’.
Recentemente, uma diarista, moradora da região sul da Capital, morreu, na BR em questão, após colidir com um caminhão que mudou de faixa sem sinalizar devidamente e não se atentou com o veículo que estava trafegando ao lado. A notícia do acidente repercutiu na cidade e causou grande comoção entre os populares.
“Gente que perigo que tá essa BR-010 em Palmas. “Rodovia da morte”, acidentes todo dia misericórdia”, disse um internauta indignado com a situação.
A educação no trânsito não é apenas regras que precisam ser seguidas para que haja uma ‘’boa convivência’’, mas sim um conjunto de fatores que salvam vidas, tanto para quem está conduzindo veículos quanto para os pedestres, que se arriscam diariamente pelas ruas das cidades.
Como evitar acidentes
Grande parte dos motoristas e pedestres não seguem fielmente as leis de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, o que pode provocar a ocorrência de várias colisões. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 15 minutos há uma morte em acidentes de trânsito no Brasil.
Em todos os levantamentos realizados, o fator humano (humano-condutor, humano-pedestre) tem uma participação significativa como agente causador dos acidentes. O álcool e as demais drogas causam reações que modificam o comportamento das pessoas, comprometendo a sua atenção e retardando seus reflexos e sua capacidade de raciocínio.
Observam-se ainda dois hábitos extremamente comuns e perigosos: falar ou digitar mensagens no celular e se maquiar ao volante.
Também é importante realizar exames médicos periodicamente. Suas condições de visão, audição e reflexos são importantes para a sua segurança e a de terceiros.
Direção defensiva
Direção defensiva é dirigir com objetivos de prevenir acidentes, atento às ações de outros motoristas e das possíveis condições adversas de pista e de tempo.
Pedestres
O Código de Trânsito orienta a forma mais adequada do pedestre circular pelas ruas, utilizando, sempre que existir, as calçadas, faixas de pedestres, passarelas, etc. Em determinadas áreas (como pontes), para que haja alguma proibição, é necessário que haja uma sinalização feita pelo órgão executivo de trânsito com circunscrição sobre a via.
A educação no trânsito também está relacionada com o cultivo de hábitos saudáveis, atitudes preventivas, e com o exercício de ações mais humanas.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820