17 de maio de 2024 00:50

Palmas

Forças de Segurança de Palmas ouvem demandas de comerciantes da Av. Tocantins em Taquaralto

Publicado em

Forças de Segurança de Palmas ouvem demandas de comerciantes da Av. Tocantins em Taquaralto

Em reunião na tarde desta quinta-feira, 04, com comerciantes da Avenida Tocantins, em Taquaralto, representantes da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Câmara Municipal de Palmas ouviram as demandas do setor e levaram sugestões para a segurança do local.

Para a secretária da Sesmu, coronel Alaídes Pereira Machado, o assunto segurança pública deve ser resolvido com a participação de todos. “Agendamos com as forças de segurança, a comunidade e vereadores para abrirmos o diálogo e fazermos uma construção coletiva das ações de segurança, pois, como diz o artigo 144 da Constituição Federal, é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos. Até porque, policiamento a gente já faz.”

Durante a reunião, realizada no prédio do Resolve Palmas de Taquaralto, comerciantes puderam relatar algumas situações de crimes ocorridas nos últimos meses. O presidente da Associação comerciantes de Taquaralto, Rausther José de Souza, destacou o número de furtos, roubos e assaltos na região.

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) atua de forma integrada, como colaboradora da Polícia Militar e demais órgãos nas ações de segurança pública na Capital. Nesse sentido, o comandante da Guarda, Marcelo Lima, acredita que, com o reforço no patrulhamento e o monitoramento das fachadas das lojas, a incidência de contravenções e crimes será reduzida no local. “Com a limitação de informações, é difícil rastrear esses suspeitos de roubos ou furtos, mas com essas câmeras espalhadas, a gente consegue características para identificar e autuar quem cometeu o crime. Com o rastreamento em tempo real, é mais fácil lograr êxito”, complementou.

Monitoramento

O comandante do 6º Batalhão de Polícia, coronel Ricardo Apolinário de Carvalho, apresentou uma sugestão de monitoramento que poderá ser executada a um baixo custo aos comerciantes e que facilitará o trabalho de policiamento. O representante da empresa de monitoramento, Antônio Silva, disse que, além das três câmeras de segurança já implantadas na avenida, mais sete serão instaladas até o final do mês; independentemente de que a associação contrate os seus serviços.

As câmeras, além do monitoramento, fazem o reconhecimento facial e de placas de veículos, e podem ser integradas, tanto ao Sistema Integrado de Operações (Siop), hoje operado pela Polícia Civil, quanto pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Município (CICC).

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana