Palmas – Na última semana, 47 itens com irregularidades foram identificados em estabelecimentos comerciais de Palmas durante uma fiscalização da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), vinculada ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
- Publicidades -
A fiscalização teve foco em mercadorias têxteis, produtos certificados e elétricos. Os técnicos visitaram quatro estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas e realizaram 118 ações de fiscalização, com um total de 730 produtos avaliados. Foram encontradas irregularidades em 47 produtos que não possuíam o Selo de Conformidade do Inmetro.
A fiscalização faz parte de um plano de trabalho firmado entre o Inmetro e a AEM-TO para garantir que os produtos atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos. A certificação é obrigatória para produtos que possam representar risco à saúde ou à vida dos consumidores, e inclui uma variedade de itens como brinquedos, eletrodomésticos e dispositivos elétricos.
Em caso de irregularidades, os produtos são apreendidos e, após o devido processo legal, são destruídos.
“O trabalho da área de qualidade da Agência é de extrema importância, pois visa prioritariamente defender o consumidor de riscos desnecessários de acidentes de consumo. Reforçamos a importância de sempre priorizar compras em estabelecimentos formais e exigir a nota fiscal. Ela é o instrumento possível de rastrear a fabricação do produto e de contribuir permanentemente para a melhoria da indústria e, consequentemente, das relações de consumo”, ressaltou Jerônimo Júnior, presidente da AEM-TO.