As aulas do ano letivo de 2021 da rede municipal de ensino de Palmas terminam nesta quarta-feira, 22, com as matrículas dos alunos que permanecerão na mesma unidade educacional onde estudam já garantidas para o ano letivo de 2022. A atividade faz parte do calendário de matrículas da rede, que primeiramente renova as matrículas dos alunos que não irão mudar de escola para definir o quantitativo de vagas a ser disponibilizado à recepção de novos alunos.
- Publicidades -
Transferência Automática via Sistema
A próxima etapa do cronograma de matrículas para o ano letivo de 2022 acontece entre os dias 23 de dezembro e 03 de janeiro, período em que as unidades educacionais fazem a transferência automática dos alunos que estudam em alguma escola, que não tenha turmas do ano subsequente ao que ele está matriculado. A transferência é feita para a escola mais próxima, conforme orientação da Semed.
O período para que os pais ou responsáveis compareçam a unidade educacional para confirmar a transferência automática do aluno, será entre os dias 03 e 07 de janeiro.
No dia 06 de janeiro, o Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas) será liberado para solicitação de transferência dentro da rede. Essa solicitação é feita por aqueles alunos que não queiram estudar na unidade educacional para onde foram transferidos, por isso, devem formalizar o pedido de transferência via sistema. A lista de classificação de transferência entre unidades da rede será publicada no dia 10 de janeiro e os pais ou responsáveis terão até o dia 12 para efetivar a matrícula junto à unidade educacional.
Encerrando o calendário de matrículas para o próximo ano letivo, a partir de 10 de janeiro de 2022 o SIMPalmas estará liberado para o cadastro de alunos interessados em ingressar em uma das 78 unidades educacionais da rede municipal.
A lista de classificação dos alunos novatos será publicada no dia 17 de janeiro e os pais ou responsáveis terão até o dia 21 para efetivar a matrícula. O ano letivo 2022 inicia no dia 31 de janeiro.
Documentos para matrícula
Para fazer a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade educacional com os documentos pessoais da criança, declaração de transferência ou histórico escolar (exceto para Educação Infantil e Pré-escolar), foto 3×4 recente, fotocópia da certidão de nascimento, fotocópia do comprovante de endereço atualizado, fotocópia do cartão de vacinação atualizado (para crianças até 10 anos), fotocópia do cartão SUS, CPF, título de eleitor (para maiores de 18 anos) e carteira de reservista/CDI (para homens maiores de 18 anos).
Importante ressaltar que o responsável deverá proceder a efetivação da matrícula dentro do período de vigência da lista de classificação do SIMPalmas e também dentro do horário de funcionamento da secretaria da unidade educacional.