Por Kelley Magalhães | Desde o início das contaminações de covid-19 em Palmas, a recomendação de todos os órgãos responsáveis tem sido a mesma: Fiquem em casa. A partir da recomendação medidas começaram a ser tomadas, eventos foram cancelados ou adiados, escolas e universidades fecharam e a aglomerações passaram a ser proibidas. Mas uma boa parte da população ainda insiste em desrespeitar as regras de distanciamento social para fazer festas colocando a própria saúde e de outros em risco.
- Publicidades -
E foi a partir da revolta com o desrespeito dessas pessoas que um grupo resolveu criar um perfil no Instagram de denúncia, o Exposed Party Palmas-TO (@quarentenapalmas) se descreve como “perfil para denunciarmos as pessoas que estão infringindo a quarentena/isolamento com festas e aglomeração”. A página já tem cerca 6.900 seguidores e recebe denúncias através das postagens de outras pessoas e repostam nos stories alertando sobre o risco que elas estão se expondo.
Os donos da página, que preferem não se identificar, contam que o “objetivo da página é conscientizar as pessoas que estamos atravessando um momento difícil, e que todos nós estamos preocupados com o amanhã, com nossos empregos e que fazer reuniões e festas só vai piorar a situação atual.” Eles afirmam que conseguiram conscientizar algumas pessoas que foram até a pagina admitir o erro. Mas nem sempre a reação é positiva, os donos do perfil já foram denunciados e chegaram a sofrer ameaças, de acordo com eles, as reações negativas são apenas 10% e a página tem recebido mais apoio e elogios.
Denúncias
A Prefeitura de Palmas recebe recomendações de aglomerações através do Disque Zap Coronavírus da Saúde pelos telefones 3218-5642 e 3218-5458 (fone e Whatsapp).