Em entrevista exclusiva ao Jornal Sou de Palmas, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), falou pela primeira vez sobre o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a condução do Estado agora sob comando do governador em exercício Laurez Moreira (PSD).
A declaração foi dada na noite quinta-feira, 4, durante a abertura do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu, em conversa com o jornalista Rudson Silva.
Relação institucional mantida
Eduardo destacou que, assim como foi com o ex-governador, sua postura será de respeito institucional. Ele afirmou que pretende manter uma convivência harmoniosa entre prefeitura e governo estadual, independentemente das circunstâncias políticas.
“Quem acompanhou a minha forma de trabalhar com o ex-governador sabe que foi institucional, respeitando os mandatos e cada um dentro das suas atribuições. Eu creio que isso só pode continuar”, disse.
Expectativa com novo governo
O prefeito de Palmas afirmou que ainda não conversou diretamente com Laurez Moreira, mas desejou equilíbrio ao novo chefe do Executivo estadual.
“Eu penso que ele deve estar muito preocupado com este início. Eu desejo que ele tenha paz de espírito para fazê-lo da melhor maneira, com os olhos voltados para o futuro do Estado”, afirmou.
Defesa da convivência democrática
Durante a entrevista, Eduardo defendeu que a relação entre os municípios e o governo estadual seja pautada pelo respeito às opiniões políticas e à democracia.
“Nós queremos respeito às nossas opiniões políticas, respeito aos municípios e à liberdade de expressão. É a democracia prevalecendo. É isso que eu pretendo e quero para o meu Tocantins, não para mim, mas como cidadão e como prefeito que busca manter o relacionamento institucional”, completou.
Contexto político
As declarações ocorrem em meio ao afastamento do governador Wanderlei Barbosa, decidido de forma unânime pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e à posse interina de Laurez Moreira.