17 de maio de 2024 13:53

Palmas

Estado promove ações de educação no trânsito em escola do Jardim Taquari, em Palmas

Publicado em

Estado promove ações de educação no trânsito em escola do Jardim Taquari, em Palmas

O Governo do Tocantins realizou palestras sobre o tema Educação para o Trânsito, no Centro de Ensino Médio Cívico-Militar (CEM), Maria dos Reis, no Jardim Taquari, nessa quarta-feira, 16. O evento foi uma parceria entre a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED). Na oportunidade foi montada a Escolinha do Trânsito da Ageto, com o objetivo de conscientizar e educar os adolescentes e jovens alunos sobre a importância dos cuidados no trânsito.

O evento iniciou-se no período da manhã e seguiu com a Escolinha de Trânsito funcionando até o final da tarde, atingindo mais de 300 estudantes. As ações desenvolvidas pela Escolinha de Trânsito da Ageto atendem as crianças do ensino básico e fundamental das escolas públicas e privadas do Tocantins.

No circuito da Escolinha, montado na quadra do colégio, as crianças aprendem a atravessar faixa de segurança da forma correta, recebem instruções sobre sinalização de trânsito e de como se portar nas vias públicas. Tudo isso, na prática, dirigindo no circuito veículos como bicicletas, atravessando em faixas de pedestres, e conduzindo carrinhos. É uma verdadeira simulação do que  ocorre na realidade em vias públicas, inclusive com sinaleiras (semáforos) luminosas e Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV).

Segundo a responsável pelo setor de Educação para o Trânsito na Ageto, socióloga Vera Lúcia Rocha Dourado, é muito importante que as crianças e adolescentes tenham a vivência do conhecimento, com a prática, de como funciona o trânsito. “Na escolinha eles tem a oportunidade de ver uma pista, com toda a sinalização, eles fazem o percurso e assim eles aprendem na prática. Além de ser um momento lúdico, de diversão. Eles gostam muito”, relatou a socióloga.

De acordo com o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues, a educação para o trânsito voltada para crianças, adolescentes e jovens tem por finalidade incentivá-los a criar um trânsito seguro para as gerações futuras. “Tendo conhecimento de como funciona o trânsito, esses pequenos muitas vezes corrigem os pais e familiares, que persistem em seus erros e imprudências quando estão no trânsito. O conhecimento adquirido nas nossas programações acabam se estendendo depois a todo o ambiente familiar, na escola, no trabalho e na vida”, frisou.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana