Ainda sobre a 17ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, o Jornal Sou de Palmas realizou uma enquete, nesta segunda-feira (11), para saber como foi a experiência dos populares nos cinco dias de festa.
Na enquete, foram elencados os pontos positivos e negativos, apontados por populares durante o evento. Cada item tinha quatro opções para os internautas voltarem.
Edição histórica
Que essa edição ficou marcada na história do festival, é fato. Segundo a prefeita Cinthia Ribeiro, este ano foi recorde de público (mais de 198 mil pessoas subiram a serra), produtos comercializados, premiação e de aprovação popular. Tais conquistas, de acordo com 355 internautas, são resultados de algumas ações, que serão listadas a seguir.
Pontos positivos
1º) O que mais agradou
Conforme o resultado final da enquete realizada no Instagram do JSP, o que mais agradou a população e, consequentemente, foi uma das responsáveis pelo sucesso do evento, foram as atrações contratadas (40% dos votos), que contemplaram diversos gêneros musicais e trouxeram mais diversidade para a festa.
2º) Conquistou pela ‘barriga’
Em segundo lugar, com 34% dos votos, é claro, as comidas: muita gente subiu a serra na expectativa de provar comidas diferentes, mas com os ingredientes tradicionais da região. Os populares tiveram a oportunidade de comer 41 pratos.
3º) Selfie na entrada
O terceiro ponto ressaltado pela população foi a estrutura do evento (18%), a ampliação do local foi bem aceita pelos frequentadores e a decoração encantou a todos que prestigiaram o festival. Nas redes sociais, o portal luminoso tomou conta das postagens.
4º) Pratos ‘‘diferentões’’
Além desses itens, outro ponto também foi lembrado: o Cozinha Show (8%), que trouxe chefes de cozinha de referência na culinária nacional e até mesmo mundial todos os dias.
MAS NEM TUDO SÃO FLORES
Apesar do aparente sucesso da edição, os populares também apontaram algumas dificuldades que enfrentaram durante toda a programação do festival.
Pontos negativos
1º) Longa espera
Ainda segundo a enquete feita pelo JSP, a principal queixa, com 44% dos votos, e a mais recorrente em todos os anos do evento, é a fila para comprar as comidas. Mesmo com a prefeitura implantando novos mecanismos, a demora para conseguir pagar e retirar o prato trouxe bastante desconforto para o público.
2º) Parados na serra
A segunda dificuldade mais votada, 29%, foi a do trânsito para chegar até o distrito. Nos horários de pico, entre às 19h e 21h, internautas alegaram que ficaram quase duas horas para entrar em Taquaruçu. Sem falar no tempo gasto para estacionar, e quando encontrava vaga, tinha que pagar um valor alto por ela.
3º) Demora dos shows
O horário das apresentações musicais também não ficou de fora das reclamações (15% dos votos). Os shows regionais começavam por volta das 22h e os nacionais quase na virada do dia. Para quem levou crianças ou foi acompanhada de pessoas mais velhas, dificilmente curtiu o show principal todo.
4º) Transporte público
As pessoas que foram até o distrito de ônibus também relataram algumas dificuldades. De acordo com internautas (12%), a linha que levava até Taquaruçu estava fluindo bem, o problema estava no caminho até chegar no Ginásio Ayrton Senna, com as outras linhas rodando em horário reduzido. Na volta, os populares também falaram sobre uma superlotação nos ônibus.
Entretanto, mesmo com as adversidades, foi unânime que esta edição elevou o nível do Festival Gastronômico de Taquaruçu. As próximas edições terão, quase que por obrigação, manter esse padrão ou até mesmo ir além dele. A população de Palmas há muito tempo esperava por isso, agora que provaram, querem mais.