10 de maio de 2024 08:38

Palmas

Em quatro meses, Palmas avança dez posições no ranking do tempo de abertura de empresas

Publicados

sobre

Em quatro meses, Palmas avança dez posições no ranking do tempo de abertura de empresas


O Mapa de Empresas – Boletim do 2º Quadrimestre de 2021 aponta que Palmas em quatro meses reduziu o tempo total de abertura de empresas de quatro dias e 15 horas para um dia e 16 horas, saindo da 21º posição no ranking das capitais para 11º lugar, comparando com os dados do 1º Quadrimestre deste ano. A média de tempo de abertura de empresas no Brasil é de 2 dias e 16 horas, enquanto que no Tocantins a média é de dois dias e quatro horas. O relatório, de autoria do Ministério da Economia, está disponível no site gov.br/mapadeempresas.

O estudo aponta que nos últimos meses os órgãos federais, estaduais e municipais na Capital estão adotando um processo de abertura de empresas mais simples e ágil, que tem incentivado o empreendedorismo e a criação de novos negócios. A agilidade é, em parte, reflexo da Lei da Liberdade Econômica (13.874/2019) que permitiu o registro automático, obtenção imediata do CNJP e o desenvolvimento de atividades econômicas sem liberação prévia de alvará e licença.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas (Sedem), Mila Jaber, destacou a importância da Sala do Empreendedor para garantir essa redução no tempo de abertura da empresa, trabalhando em conjunto com a Junta Comercial do Estado e envolvendo os serviços de diversas outras secretarias. A gestora ainda destacou outro grande avanço que foi a Prefeitura de Palmas adotar o alvará eletrônico, que possibilitou mais agilidade ao Poder Público em atender os empresários. “Com a entrega da Sala do Empreendedor e ampliação os serviços aos empreendedores e empresas, o tempo de abertura das empresas deverá ser ainda menor, assim como teremos um crescimento do número de empresas na Capital”, pontua.

Em sintonia com essas medidas de desburocratização, a prefeita Cinthia Ribeiro decretou, ainda em 2018, a simplificação da liberação de alvarás e habite-se em Palmas com o intuito de impulsionar o setor da construção civil e a economia da cidade de forma geral. Em abril de 2021, a Prefeitura de Palmas editou um novo decreto ampliando a data para obtenção da autorização provisória de funcionamento a estabelecimentos comerciais, onde a regularização deverá ser feita até 31 de dezembro de 2021.

Crescimento

O Mapa de Empresas ainda demonstra que mesmo no período da pandemia Palmas teve um crescimento de empresas, matrizes e filiais abertas. Em 2019, de janeiro a setembro, Palmas contava com 1.328 empreendimentos abertos; no mesmo período em 2020 o número foi de 1.352, um crescimento de 1,8%. Já este ano, de janeiro a setembro, o número de empreendimentos abertos foi de 1.452, um crescimento de 7,4% em comparação ao mesmo período do ano passado e de 9,3% em relação a 2019. Em setembro, Palmas contava com 38.799 empresas ativas, 36.819 matrizes ativas e 1.980 filiais ativas.

Mapa de Empresas – Visão Geral de Palmas – TO:

Total de empresas ativas: 38.799

Total de matrizes ativas: 36.819

Total de filiais ativas: 1.980

2021 (janeiro a setembro)

Total de empresas abertas: 726

Total de matrizes abertas: 710

Total de filiais abertas: 16
 

2020 (janeiro a setembro)

Total de empresas abertas: 676

Total de matrizes abertas: 658

Total de filiais abertas: 18

2019 (janeiro a setembro)

Total de empresas abertas: 664

Total de matrizes abertas: 638

Total de filiais abertas: 26

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana