19 de maio de 2024 14:11

Palmas

Em Palmas, Semus realizou mais de 4.300 pequenas cirurgias de janeiro até esta quinta, 10

Publicado em

Em Palmas, Semus realizou mais de 4.300 pequenas cirurgias de janeiro até esta quinta, 10

A Diretoria de Atenção de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realizou de janeiro até esta quinta-feira, 10, mais de 4.300 cirurgias de pequeno porte no Centro de Especialidades Francisca Romana Chaves, no Ambulatório de Atenção à Saúde (Amas) Dr. Eduardo Medrado e também na Policlínica de Taquaralto.

Dentre os procedimentos realizados, estão a retirada de unhas encravadas, tumores benignos, verrugas, cistos sebáceos e, ainda, reconstrução de lóbulo e biópsia de pele. De acordo com a diretora da DMAC, Jelda Fernandes Sá, a Semus tem trabalhado e reorganizado os atendimentos da atenção especializada para dar maior agilidade e resolutividade para atenção básica, que é a porta de entrada do usuário da rede municipal.

“Nós da atenção especializada somos o meio para um grau de complexidade maior e retaguarda para atenção básica, dessa forma a gente precisa dar apoio para a atenção básica quanto ao diagnóstico para que 80% dos atendimentos sejam resolutivos para evitar que esse paciente passe para um quadro clínico mais grave”, completa.

Ela ainda explica que após o atendimento realizado na Unidade de Saúde da Família (USF), o médico clínico geral avalia a necessidade do encaminhamento para um especialista que, por sua vez, indicará ou não a cirurgia. A consulta com o especialista e o procedimento são cadastrados no Sistema Municipal de Regulação (SISREG), que considera uma classificação de risco de acordo com o quadro clínico do paciente.

A cirurgiã geral do Centro de Especialidades Francisca Romana Chaves, Letícia do Vale Reis, comenta que os últimos meses tiveram muitos atendimentos, com cerca de 10 a 12 pacientes por dia. Seu Guaspar Luiz de Oliveira, 69 anos, ficou muito satisfeito com o atendimento e agilidade do Município, ele teve sua primeira consulta no final de outubro na USF Aureny III, na última quarta-feira, 9, foi examinado pela dermatologista e na manhã desta sexta-feira, 11, conseguiu fazer a biópsia.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana