30 de abril de 2024 06:50

Palmas

Em Palmas, Semus leva testagem rápida de ISTs para trabalhadores da saúde do HGP

Publicado em

Em Palmas, Semus leva testagem rápida de ISTs para trabalhadores da saúde do HGP

Como parte das atividades da campanha do Dezembro Vermelho, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), o Centro de Atenção Especializada (Caes) Dr. Ewaldo Borges de Resende implementou a testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para os profissionais do Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação ocorre das 8 às 21 horas, visando atender os trabalhadores da saúde expostos ao risco de contaminação no ambiente de trabalho.

Para a psicóloga do HGP, Vanessa Flores, a iniciativa facilita o acesso à testagem para os profissionais de saúde, incentivando a participação da equipe. “Mesmo com uma rotina extensa, é crucial buscar a testagem em uma unidade”, ressalta a psicóloga.

Leia Também:   MAIS LAZER! Governador Wanderlei Barbosa anuncia nova praia pública em palmas; saiba detalhes

A nutricionista do HGP, Renata Pimentel, com 12 anos de experiência no hospital, enfatiza a importância do cuidado com os trabalhadores da saúde e como essa ação reforça a conscientização sobre sua saúde. “Precisamos cuidar de nós mesmos para cuidar dos outros; o ambiente hospitalar traz riscos; por isso, requer cuidados”, explica.

Segundo a enfermeira e responsável técnica da equipe de enfermagem do Caes, Alaides Brito, a relevância da parceria com o HGP amplia as ações do Dezembro Vermelho. “A campanha deve abranger todos os públicos, de maneira diversificada”. Ela ressalta que a estrutura das ações extramuro é completa, oferecendo aconselhamento antes e após a testagem, respeitando a privacidade dos pacientes.

Prevenção do HIV

Além da oferta de preservativos femininos e masculinos, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) disponibiliza aos usuários a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) como uma medida vital na redução do risco de contrair a infecção por HIV para pessoas em situação de vulnerabilidade. A PrEP, administrada por meio de antirretrovirais, é conduzida no Caes, localizado na Quadra ACSU-SE 110 (1.102 Sul).

A Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) também é fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas situações que possam envolver risco de contágio, abrangendo desde casos de violência sexual até relações sexuais desprotegidas (sem o uso de preservativo ou em casos de rompimento) e acidentes ocupacionais, como o manuseio de instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico. Os tratamentos PrEP e PEP estão disponíveis nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Leia Também:   Prédio da prefeitura de Palmas é evacuado por suspeita de incêndio

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana