Estudantes das Escolas de Tempo Integral (ETIs) e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da rede municipal de ensino da Capital iniciaram nesta terça-feira, 25, a primeira avaliação bimestral do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep).
- Publicidades -
Participam do processo avaliativo que objetiva acompanhar o processo de ensino-aprendizagem referente às habilidades do 1º bimestre contidas no Documento Curricular do Tocantins (DCT), cerca de 35 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As provas do Saep avaliam o grau de aprendizagem dos alunos com relação aos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, exceto nas turmas de 1º e 2º ano que fazem apenas provas de Língua Portuguesa e Matemática. Conforme o calendário escolar 2023, no decorrer do ano letivo ainda serão aplicadas outras três avaliações.
Na Escola de Tempo Integral (ETI) Pe. Josimo Tavares, na manhã desta terça-feira, 25, a concentração dos alunos que participavam da avaliação era total. Concentrados nas provas, os estudantes procuravam resolver as questões para obter um bom desempenho e elevar ainda mais os índices educacionais da unidade escolar.
Segundo a supervisora pedagógica da ETI Pe. Josimo, Lurdes Silveira, o Saep serve para verificar se as habilidades e competências propostas em cada bimestre estão sendo absorvidas pelos alunos. “Essas avaliações externas nos mostram como estão os conhecimentos adquiridos pelos nossos alunos em sala de aula e nos ajudam a repensar o trabalho pedagógico e realizar as adaptações e mudanças necessárias para que os alunos alcancem as competências propostas em cada bimestre”, destacou, acrescentando que as provas do Saep contribuem também para preparar os alunos para outros processos avaliativos externos como as avaliações do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A diretora de Avaliação, Estatística e Formação da Semed, Maria Antônia Costa, destaca que participação de todas as unidades educacionais na aplicação das provas do Saep representa o alinhamento das ações pedagógicas e possibilidades de intervenções de acordo com a realidade das escolas.