28 de abril de 2024 02:11

Palmas

Em Palmas, Saúde orienta população sobre gripe aviária

Publicado em

Em Palmas, Saúde orienta população sobre gripe aviária

Preocupada com os casos confirmados de gripe aviária em alguns estados brasileiros, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) organiza a rede municipal para atender possíveis incidências da doença na Capital. Uma das ações planejadas, mesmo não havendo nenhum caso confirmado no município, é munir a população com informações necessárias para ter esclarecimento sobre esse tipo de influenza.

Os profissionais da rede também estão sendo capacitados sobre o manejo dos pacientes que contraiam a doença, bem como estão sendo orientados a respeito do uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A nota técnica sobre orientações para a vigilância e assistência da influenza aviária em humanos está publicada no Diário Oficial do Município, desta segunda-feira, 24.

Leia Também:   Concorrência por vaga no concurso da Saúde de Palmas é divulgada; CONFIRA

Sobre a gripe aviária, a Semus informa que é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza H5N1. O vírus pode infectar aves silvestres, domésticas e também os humanos. A infecção de humano para humano não é comum. O contágio entre aves e humanos pode ocorrer, por meio do contato próximo e prolongado com animais infectados.

Dentre os sintomas que uma pessoa com gripe aviária pode ter, destaca-se febre acima de 38°C, além de tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, dor muscular e conjuntivite. Nesses casos, o paciente deve procurar a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a depender da gravidade dos sintomas.

Leia Também:   Em Palmas, linha 090-UFT circulará no domingo durante realização do concurso da Saúde

Prevenção

A Semus reforça que para prevenir a gripe aviária é necessário tomar algumas medidas, dentre elas evitar contato com aves mortas ou doentes, não pisar em fezes de aves, manter calçados sempre higienizados e lavar sempre as mãos.

Caso tenha contato com alguma ave suspeita, a Semus recomenda que o paciente mantenha distância, entre em contato imediatamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio do telefone 0800 063 1122. O serviço funciona 24 horas por dia.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana