A rede especializada de saúde de Palmas agora oferece tratamento conservador de ortopedia de baixa e média complexidade à população. Esse serviço está disponível na rede privada, no Medical Center, por meio de um credenciamento junto à Secretaria Municipal da Saúde (Semus), aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
- Publicidades -
Sobre o fluxo de atendimento, a Semus informa que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Sul e Norte são responsáveis pela triagem inicial dos pacientes que necessitam do tratamento em ortopedia. Após a avaliação, eles serão transferidos, por meio de transporte próprio da Semus, conforme a gravidade do caso.
Conforme o secretário da Saúde, Thiago Marconi, a inclusão do tratamento conservador de ortopedia na rede de saúde de Palmas representa um avanço significativo para a cidade. “Agora, temos uma opção eficiente e acessível para tratar lesões de baixa e média complexidade. A implementação desse serviço é resultado de um trabalho conjunto que visa melhorar o atendimento e reduzir a necessidade de encaminhamentos para hospitais estaduais, otimizando o fluxo nas UPAs”, afirma o gestor.
O tratamento conservador de baixa e média complexidade consiste na avaliação por imagem (raio-X) e imobilização com tala ou gesso para tratar a lesão. O paciente será acompanhado até receber alta. A Semus ressalta que casos de alta complexidade, que requerem cirurgia, continuarão sendo acompanhados pela rede estadual de saúde.
Anteriormente, o tratamento conservador de baixa e média complexidade era oferecido pelos hospitais estaduais. Com a aprovação do serviço pelo CMS e CIB, o município de Palmas fica autorizado a fornecer esse atendimento crucial para a população.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820