Nesta sexta-feira (27), brigadistas de Palmas irão fazer uma simulação de incêndio na Arse 52, ao lado do Parque Cesamar. Só em 2022, o estado já registrou 1.133 focos de incêndio, sendo que grande parte das ocorrências acontece nas áreas urbanas.
- Publicidades -
“A simulação de incêndio é uma importante ferramenta para preparar e estabelecer procedimentos e melhorias no tempo resposta”, explicou o superintendente da Defesa Civil do Município, Bruno Maciel.
Serão 12 brigadistas participando de exercícios práticos com a mobilização de pessoas e recursos para estabelecer métodos de combate aos incêndios. Segundo o município, em junho mais oito brigadistas se juntarão à equipe.
Os brigadistas vão receber instruções sobre técnicas de combate a incêndio florestal, teoria do fogo e noções de primeiros socorros. A Defesa Civil do Município afirma que Palmas ainda não está no momento mais crítico, mas já vem registrando combates a incêndios nas últimas semanas.
Força-tarefa
Os incêndios florestais são uma preocupação no Tocantins todos os anos. Além dos prejuízos econômicos, há reflexos ao meio ambiente e à saúde da própria população.
Para reduzir os índices o trabalho dos órgãos ambientais já começou e vai até depois do período mais crítico do ano, entre os meses de agosto e setembro. Uma força-tarefa foi montada e vai contar com a participação de 32 instituições.
Além das ações de prevenção, combate e controle das queimadas vão contar também com a participação de 1.200 brigadistas divididos em 105 municípios do Tocantins, entre eles a capital Palmas. Também estão sendo ações de conscientização dos moradores da zona rural de várias cidades.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820