19 de maio de 2024 02:44

Palmas

Dia do Conselheiro Tutelar: com mais de 4 mil atendimentos nos últimos dez meses, em Palmas, agentes atuam efetivamente na defesa das crianças e adolescentes

Publicado em

Dia do Conselheiro Tutelar: com mais de 4 mil atendimentos nos últimos dez meses, em Palmas, agentes atuam efetivamente na defesa das crianças e adolescentes

Neste dia 18 de novembro é comemorado no Brasil o Dia do Conselheiro Tutelar, esse agente que tem como missão zelar pelo cumprimento da Lei 8.069 (de 13.7.1990), também conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, os conselheiros tutelares de Palmas realizaram mais de 4 mil atendimentos dentre rotinas de atendimentos e orientações, apuração de denúncias de maus-tratos, violência e exploração sexual, trabalho infantil, negligências e outras violações de direito.

 

Em Palmas a comunidade conta com quatro unidades do Conselho Tutelar, sendo cinco conselheiros em cada uma delas. “As unidades ficam localizadas em pontos de fácil acesso na região norte, região central, região sul I e região sul II da Capital”, explica a coordenadora do Colegiado Geral do Conselho Tutelar de Palmas, Elizete Freire Cavalcante.

“Todos os dias nós estamos aqui desempenhando nosso papel, enfrentamos diversos desafios porém, nunca deixamos de cumpri-lo pois entendemos a dimensão e os impactos da nossa atuação na vida destas crianças”, esclarece Elizete.

Juniel Carvalho já está em seu segundo mandato como conselheiro e conta que sempre tem trabalhado em parceria com órgãos de defesa da criança e do adolescente, como o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública do Tocantins. “Temos consciência que é preciso o bom funcionamento da rede de apoio para que o nosso trabalho alcance seus objetivos. As famílias e a comunidade também são parceiros importantes”, destaca.

A conselheira Leida Couto atua na unidade central e conta que sempre buscou acreditar na Justiça e buscar formas de resolver os conflitos que surgem no dia a dia. “Existem situações que impactam, nos deixam em choque, mas procuro sempre atender da melhor forma possível e encaminhar para os setores responsáveis, dando todo o suporte para as famílias. Com o tempo adquirimos mais experiência e seguimos cumprindo essa missão de ser conselheira tutelar”, disse.

“A importância do trabalho do conselheiro tutelar se dá por ele ser responsável por zelar pela criança e pelo adolescente com toda a riqueza que o verbo zelar apresenta: vigiar (guardião); proteger; tomar conta de alguém ou algo com toda atenção, cuidado, interesse; interessar-se por defender; administrar; defender ou tratar algo com empenho, diligência, precisão. E, dentre outras atribuições aplicar as medidas necessárias para a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes favorecendo o acesso às políticas públicas, principalmente aos mais vulneráveis”, ressalta Claudiney Leite, presidente do Conselho da Criança e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana