15 de maio de 2024 21:04

Palmas

Dezembro Vermelho começa com testagem rápida de ISTs na Feira da Arse 112 em Palmas

Publicado em

Dezembro Vermelho começa com testagem rápida de ISTs na Feira da Arse 112 em Palmas

Equipes da Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas e do Núcleo de Assistência Henfil, ambas da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), realizaram no início da noite desta quinta-feira, 1º de dezembro, na Feira da Arse 112 (1.106 Sul), a primeira ação alusiva ao Dezembro Vermelho.

Dezenas de usuários e trabalhadores do local receberam orientações sobre prevenção e detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e puderam fazer testes rápidos do vírus HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

A estudante universitária Isadora Lima de Oliveira, 23 anos, conta que não sabia da facilidade de fazer o teste rápido em unidades de saúde e também num espaço público como a Feira da Arse 112. Isadora considerou muito importante a abordagem feita pelas equipes da Semus e disse que as orientações esclarecem as pessoas sobre a importância da testagem periódica e das formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a coordenadora do Henfil, Ginã Brasileira Sousa, outra atividade do Dezembro Vermelho ocorrerá no dia 7 de dezembro, na feira da Arno 61 (503 Norte), também a partir das 18 horas. Ela informa que os testes rápidos de ISTs podem ser realizados no Henfil e nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

Profilaxia

Além dos preservativos femininos e masculinos, a Semus oferece aos usuários a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp), que é uma importante medida na redução do risco de contrair infecção por HIV para as pessoas com risco de contágio. Feita com o uso de antirretrovirais, a administração da PrEp é realizada em Palmas no Núcleo de Assistência Henfil.

Já a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) também é oferecida gratuitamente pelo SUS em qualquer situação que possa oferecer o risco de contágio, dentre elas a violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico). O tratamento da PrEp e PEP também são oferecidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana