Termina nesta quinta-feira (2) o decreto publicado pela Prefeitura de Palmas, que implantou a medida de gratuidade do transporte público. Até o momento a ação não foi prorrogada pelo Poder Executivo e o valor da passagem deve voltar a ser cobrado a partir desta sexta-feira (3).
A medida entrou em vigor após as empresas que eram responsáveis pela prestação do serviço na Capital encerrarem suas atividades no dia 30 de janeiro. Conforme a Prefeitura, a gestão municipal, ficou sem acesso ao sistema de bilhetagem eletrônica, o que impedia os usuários de recarregarem as carteirinhas, e encontrou dificuldade em contratar motoristas para os ônibus.
Dessa forma, a gratuidade foi implantada dia 2 de fevereiro como um suporte para os usuários até a adaptação e ajustes do Poder Executivo serem concluídos.
Câmara aprova ATCP
No início da noite desta quarta-feira (1º) os vereadores de Palmas aprovaram a criação da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
- Publicidade -
O órgão, com natureza de autarquia municipal, tinha sido criado pela prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) no final de novembro de 2022 por meio de uma Medida Provisória após o encerramento da concessão do serviço após mais de 30 anos.
O texto da MP foi votado em turno único durante uma sessão extraordinária e transformado em lei municipal. A Agência assumiu a gestão do sistema ainda no ano passado, por meio de uma requisição administrativa de toda estrutura que pertencia às empresas concessionárias.
Coletiva de imprensa
Nesta quinta-feira (2) acontece uma coletiva de imprensa convocada pela Prefeitura de Palmas fala falar sobre a operação direta do transporte coletivo urbano, a apresentação da identidade visual e da nova estrutura gerida pela Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). Além disso, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) anunciará medidas de melhorias no sistema.
O Jornal Sou de Palmas estará presente fazendo a cobertura completa da ocasião.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820