3 de maio de 2024 00:09

Palmas

De Palmas para o mundo: professora da rede municipal é selecionada para desenvolvimento profissional no Canadá; saiba mais

Publicados

sobre

De Palmas para o mundo: professora da rede municipal é selecionada para desenvolvimento profissional no Canadá; saiba mais

A professora Fátima Cabral e Silva, da ETI Luiz Nunes de Oliveira, localizada no distrito de Buritirana, em Palmas, foi selecionada pelo ‘Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá’, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa de formação acontece entre os dias 25 de maio e 21 de julho no Niagara College, situado na cidade de Welland, província de Ontario.

Mais de 1000 inscrições de todo o Brasil disputaram as 102 vagas disponibilizadas pelo edital, no qual a professora obteve o segundo lugar na região Norte com o projeto Mandalas do Saber, desenvolvido com os alunos da sala de recursos multifuncionais da escola a partir da observação das barreiras enfrentadas pelos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE). O objetivo, segundo a professora, é melhorar a autoestima e a motivação dos alunos que necessitam de atendimento educacional especializado com uma atividade que permita o aprendizado por meio da prática, trabalhando a interdisciplinaridade e gerando um bem estar ao aprender, além da aceitação das próprias diferenças.

Ainda que a sugestão da Capes fosse para que o início do projeto acontecesse após o retorno da formação no Canadá, a ansiedade dos alunos após a pandemia e o tempo diferente para o aprendizado do público do projeto motivou a antecipação das aulas para 2022, o que já resultou na produção de diversas mandalas. A próxima etapa é promover a multiplicação deste conhecimento através de oficinas para os alunos e servidores da escola e integrantes da comunidade que tiverem interesse em aprender essa arte, a fim de promover o diálogo, a valorização, o acolhimento e o respeito às diferenças. Atualmente, dos 20 alunos da sala de recursos, nove já estão tecendo mandalas.

“O propósito inicial do projeto é proporcionar aos estudantes com deficiência o aprendizado a partir de um artesanato simples, as mandalas. Ao fazer com que eles disseminem este conhecimento, pretendemos que sejam estreitados laços e semeados valores, além de agregar respeito às diferenças”, acredita Fátima.

Trata-se de um trabalho importante, porque segundo a professora traz para o centro do debate um assunto de relevância para a escola pública brasileira, que é o bullying com os alunos com deficiência. “Isto acontece pela falta de conhecimento dos colegas e em parte pelo preconceito trazido da própria casa. O projeto busca romper estas reações por meio da conscientização e do esclarecimento, promovendo a interação com as diferenças e o respeito a todas pessoas, além da compreensão de que cada ser humano tem suas particularidades e forma de perceber o mundo”, considera.

Acerca da importância para a educação palmense, Fátima acredita que a aprovação pode servir para motivar os professores a trabalharem com editais e a divulgarem seus trabalhos. “Na rede municipal existem excelentes profissionais desempenhando lindos projetos”, disse. Mas nada seria possível se não fosse o apoio da equipe diretiva e dos colegas de trabalho. “Um projeto dessa grandiosidade não se faz sozinha, pois as exigências da Capes foram enormes. Estou imensamente feliz por representar a comunidade escolar de Buritirana no Canadá”, finaliza.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana