Por Kelley Magalhães|
- Publicidades -
Uma cadela foi encontrada esfaqueada na manhã desta segunda-feira (25) na quadra 403 sul em Palmas. Os vizinhos, que se recusam a denunciar o responsável, contam que o crime foi motivado porque a cadela teria cruzado com um cachorro de rua, o que desagradou o dono-agressor que acabou ferindo-a covardemente.
Ana Caroline, que é voluntária na ONG que resgatou o cachorro, conta que ele foi encontrado muito ferido, com três facadas profundas no pescoço. Após atendimento, o animal foi enfaixado e está estável, apesar de ter muito medo das pessoas. Com aparência trite, deve sair da internação ainda nesta quarta-feira (27), e irá para o abrigo de cães. A ONG entrou com a Polícia Ambiental para realizar a denúncia mas não foram atendidos e agora aguardam para descobrir a identidade do culpado para abrir processo na justiça.
Maus tratos aos animais
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º. “A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”
ONG Adote Um Amigo
A Irisnaide resgata animais há mais de 15 anos, iniciou seu trabalho de resgate de cães em Miracema/TO. Atualmente, tem um abrigo temporário com uma grande quantidade de cães e abriga cerca de 30 cães em casa. Hoje o projeto só conta com uma voluntária. O objetivo do projeto é resgatar cães, vermifugar, castrar e deixá-los disponíveis pra adoção, caso não estejam aptos, passam o restante de suas vidas no abrigo, infelizmente.
Há diversas formas de ajudar, desde a maneira mais simples: um compartilhamento em rede sociais. Além disso, é possível ajudar doando ração, itens de limpeza, comprando rifas, organizando eventos em prol da causa animal, seguindo as páginas e disseminando o projeto, dando lar temporário e até mesmo se voluntariando para manter a limpeza no abrigo.
Email: [email protected]
Site do projeto
Facebook: https://m.facebook.com/ongadoteumamigo/?ref=bookmarks
Instagram: https://www.instagram.com/ong.adote.um.amigo/
Telefone: 63 99201-7983