O hemocentro de Palmas está com os estoques de sangue em situação crítica, precisando de todos os tipos sanguíneos. Durante o mês de julho, período de férias, as doações têm queda significativa, porém a demanda nas unidades hospitalares permanece. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) convoca a população para comparecer às unidades da Hemorrede do Tocantins para realizar doação.
- Publicidades -
“Estamos em uma situação muito difícil, há pacientes nos hospitais que aguardam sangue para realizar procedimentos cirúrgicos. Pedimos que as pessoas que estão saudáveis entrem em contato conosco e realizem o agendamento. Para facilitar nós temos um whatsapp exclusivo para que o doador agende e tire dúvidas, o número é 63 99944-8763”, esclarece Roberia Fernandes, responsável pelo setor de Captação do Hemocentro Coordenador de Palmas.
O doador de sangue, Bento Leandro Sousa Costa, realizou sua doação na manhã desta quinta-feira, 21. “Eu acabei de fazer minha doação de sangue, e as cadeiras estão vazias, peço que quem puder venha doar, pois estão precisando”, conta.
Requisitos para doação
-Apresentar documento oficial com foto
-Ter entre 16 e 69 anos de idade – jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação. Para a primeira doação o responsável legal deverá estar presente. Nas subsequentes o menor poderá doar apresentando o termo de autorização com a assinatura do responsável legal registrada em cartório.
-O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade
-Pesar no mínimo 50 Kg
-Estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação
-Não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação
Agendamento por telefone
As doações também podem ser agendadas no Hemocentro Coordenador de Palmas pelos telefones 3218-3232 e 0800-642-8822, na Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP) basta ligar no 3218-7336.
As unidades ficam abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30, exceto a unidade do Hospital Geral de Palmas (HGP).
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820