28 de abril de 2024 10:20

Palmas

BRK é condenada por lançar esgoto e poluir Ribeirão Taquaruçu, em Palmas

Publicado em

BRK é condenada por lançar esgoto e poluir Ribeirão Taquaruçu, em Palmas

A empresa BRK Ambiental foi condenada por crime ambiental em ação penal proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por poluir, em 2017, o Ribeirão Taquaruçu com lançamento de esgoto proveniente de vazamento de resíduos da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Taquari, em Palmas.

A sentença estipulou a obrigatoriedade de pagamento de multa equivalente a 150 salários mínimos, à época dos fatos, além de adotar medidas para evitar a repetição de condutas danosas ao meio ambiente, estabelecendo programas de gestão ambiental, capacitação de funcionários e monitoramento ambiental regular.

A ação que levou à condenação apontou, por meio de relatório elaborado por equipe do Centro Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do MPTO, que a mortandade de peixes no ribeirão estava diretamente relacionada à redução de oxigênio causada pelo lançamento de esgoto tratado da BRK Ambiental.

Leia Também:   Festa da Fé: Festejo do Santuário de Fátima chega a sua 30° edição, em Palmas

Procurada pelo Jornal Sou de Palmas, a BRK enviou a seguinte nota:

“A BRK informa que o caso em questão se refere a uma estação de tratamento desativada em 2019 e que segue prestando as devidas informações e justificativas ao órgão competente. A companhia reitera que adota uma série de medidas que visam a segurança ambiental que fazem parte da rotina e política de trabalho da BRK.

De acordo com o Relatório Anual 2019 da BRK Ambiental, disponível no endereço (relatorioanual.brkambiental.com.br/2019/pdf/ra19_6.pdf) a empresa desenvolve várias iniciativas relacionadas à promoção e manutenção da segurança hídrica e tratamento de efluentes. Além disso, possui um sistema de gestão do trabalho seguro a fim de mitigar riscos”.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana