17 de maio de 2024 10:41

Palmas

Boletim de Balneabilidade indica que praias da Capital estão próprias para banho.

Publicado em

Boletim de Balneabilidade indica que praias da Capital estão próprias para banho.

Um Boletim de Balneabilidade atestou que as praias de Palmas oferecem condições sanitárias adequadas para recreação de contato primário, ou seja, para banho, natação e mergulho, em que a pessoa fique diretamente exposta a água. Os dados são de coletas de água realizadas nos dias 5, 8, 12, 26 e 28 de agosto pela Fundação Municipal de Meio Ambiente.

Conforme a FMA, medição das condições de balneabilidade e monitoramento da qualidade da água é realizada nas cinco praias oficiais da Capital, sendo elas Arnos, Graciosa, Prata, Buritis e Caju.

O Boletim de Balneabilidade atende determinação da Resolução Conama nº 274/2000, que define padrões de condições sanitárias adequados para recreação de contato primário. Conforme a FMA, a balneabilidade é dividida em duas condições: própria e imprópria.

No caso de água própria, ele é classificada como excelente, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver, no máximo, 200 Escherichia coli por l00 mililitros. Já para ser classificada como muito boa, os dados devem ser de 400 Escherichia coli por 100 mililitros. No resultado de água satisfatória é o máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Já a água será definida como imprópria quando não atendidos estes critério e o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli ou quando.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana