Laboratórios particulares e farmácias em todo Brasil vêm registrando aumento nos testes positivos para covid-19 nas últimas semanas, em um indício do que epidemiologistas classificam como um “alerta” para uma nova onda de casos no país. As informações são da BBC Brasil.
- Publicidades -
Levantamento do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) mostra que a taxa de exames positivos para a doença em laboratórios particulares passou de 3% para 17% em menos de um mês — um salto de 566%.
O levantamento do Instituto Todos pela Saúde aponta para uma alta especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Neste último, os testes positivos subiram de 3% para 18% entre os dias 22 e 29 de outubro — ou seja, foram registrados seis vezes mais diagnósticos.
Já em São Paulo, no mesmo período, os positivos subiram de 10% para 19%. No Rio, de 15% para 26%.
Mas segundo os epidemiologistas consultados pela BBC Brasil, a tendência é que a nova onda ultrapasse as fronteiras desses Estados e chegue a todo o país em breve.
Situação em Palmas
O Boletim Epidemiológico n° 745, desta terça-feira, 8, informa mais 15 novos casos de Covid-19, registrados na última semana epidemiológica, de 30 de outubro a 05 de novembro. No período também foram descartados 143 casos possíveis após realização de testes. Não há novos registros de óbitos decorrentes da enfermidade.
Desde o início da pandemia, a Capital soma 82.097 casos confirmados da enfermidade, sendo que 81.340 pacientes estão recuperados e 742 pacientes foram a óbito. Acesse o boletim completo.
O documento informa que a taxa geral de ocupação hospitalar na Capital é de 3,2%. A taxa de ocupação de leitos de UTI públicos e privados é de 5,9%, sendo o equivalente à internação de duas pessoas. Não há ocupação de leitos clínicos, nem de leitos de estabilização nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital.
Vacinação
Devido à instabilidade do sistema e-SUS, os dados de vacinação contra a Covid-19 continuam sem atualização. O último registro, do dia 20 de setembro, informa que a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) aplicou 564.562 doses dos imunizantes contra a enfermidade.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820