17 de maio de 2024 12:56

Cotidiano em destaque

VÍDEO: Deputado Renato Freitas é retirado de voo para inspeção e acusa PF de racismo

Publicado em

VÍDEO: Deputado Renato Freitas é retirado de voo para inspeção e acusa PF de racismo

O deputado Renato Freitas (PT-PR) publicou um vídeo nas redes sociais em que mostra uma abordagem antes de uma viagem de avião. A Polícia Federal (PF) entrou na aeronave antes da decolagem e pediu para inspecionar o parlamentar e sua bagagem.

A PF diz que apura o caso e que Freitas se recusou a passar pelo procedimento no aeroporto.

A equipe do parlamentar nega a versão e diz que ele não se recusou a fazer a inspeção e que a segurança responsável teria deixado ele “falando sozinho”.

“O deixou falando sozinho quando disse que chamaria a PF. Passados alguns minutos e ninguém apareceu, o deputado se dirigiu ao avião de forma natural e tranquila, uma vez que não havia nada de ilícito com ele e quem acabou se recusando em fazer a revista foi a segurança do aeroporto”, diz a nota.

A assessoria de Freitas disse que ainda não sabe informar se ele fará ou não uma queixa formal contra a PF.

O vídeo

O vídeo mostra Freitas caminhando até o lado de fora do avião, onde um agente da Polícia Federal afirma que ele foi escolhido de forma aleatória para ser inspecionado. O deputado se submete ao procedimento e depois retorna para dentro da aeronave.

“Bando de racistas, ignorantes. Tudo certo? Sim, tirando o fato de ser humilhado. Todo mundo passa por isso? Quantas pessoas desse voo saíram no meio do voo escoltados pela Polícia Federal para ser revistado?”, diz Freitas durante o vídeo.

O vídeo foi gravado em 3 de maio, quando viajava para Londrina e foi abordado no aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná.

O que diz a PF

Em nota, a Polícia Federal informou que foi acionada para auxiliar um agente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na inspeção de um passageiro que teria se recusado a passar pelo procedimento e se dirigido diretamente à aeronave.

A equipe de inspeção do aeroporto acionou a Polícia Federal para que a acompanhasse até o avião e realizasse a inspeção.

Segundo a Polícia Federal, todos os procedimentos foram realizados segundo a Anac, e eventuais abusos ou falhas na condução do procedimento serão apurados.

Quem é Renato Freitas

Renato Freitas é deputado estadual e foi eleito em 2022 com 57.880 votos. Antes, foi vereador em Curitiba.

Em fevereiro de 2022, ainda vereador, foi acusado de invadir a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em fevereiro, durante protestos de repúdio ao assassinato do congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo Filho.

Em junho do mesmo ano, Renato perdeu o mandato após um projeto de resolução aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), dizendo que seria um “procedimento incompatível com o decoro parlamentar”.

Depois, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu a sessão da CMC que cassou o mandato de vereador. Porém, em agosto de 2022, Renato perdeu novamente o mandato pela câmara.

A defesa de Freitas levou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, em 23 de setembro de 2022, o ministro Luís Roberto Barroso determinou o restabelecimento do mandato do vereador. A candidatura a deputado estadual de Freitas foi aceita sete dias depois da decisão do ministro.

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana