3 de maio de 2024 03:04

Cotidiano em destaque

Seminário de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes acontecerá em Palmas, nos dias 12 e 13 de dezembro

Publicados

sobre

Seminário de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes acontecerá em Palmas, nos dias 12 e 13 de dezembro

Nos dias 12 e 13 de dezembro, acontecerá em Palmas, o 1° Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. O local do evento será no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins. O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA Glória de Ivone e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA são os idealizadores da formação que visa fortalecer as políticas públicas e empoderar os trabalhadores que atuam nas áreas de: saúde, educação, segurança pública, assistência social e sistema de justiça.

Durante os dois dias de formação, os participantes terão a oportunidade de aprofundar compreensão sobre a violência sexual, identificar sinais de abuso e aprimorar técnicas de intervenção. A Secretária Executiva do CEDECA, Mônica Brito, explica que o evento terá um recorte de raça, gênero e corte geracional.

“A proposta do seminário é treinar os/as trabalhadores/as para que reconheçam todos os tipos de violência, compreendam suas manifestações e saibam encaminhar adequadamente. Com esse olhar cuidadoso, será feito metade do caminho para resolver os problemas enfrentados por crianças e adolescentes, vítimas de violência”, relata.

Além de fortalecer a capacidade desses profissionais para desempenhar suas funções com eficácia, o evento visa estimular a destinação orçamentária para garantir a formação continuada e permanente de todos os trabalhadores envolvidos nas políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente.

“Esperamos que o resultado seja a capacidade dos estados e municípios de construir suas próprias políticas locais de enfrentamento à violência, incluindo políticas próprias de formação. Que não só a sociedade civil oferte esses cursos, mas que sejam parte de políticas integradas ao orçamento público, voltadas para a capacitação permanente dos trabalhadores que lidam diretamente com crianças e adolescentes sobreviventes de violência”, complementa Mônica Brito.

Os/as trabalhadores/as interessados/as em participar do Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes podem se inscrever através do formulário. O evento é gratuito e faz parte do programa CUIDAR, que busca estabelecer um Sistema Local de Proteção contra a Violência Sexual, acessível e efetivo, na região do Jardim Taquari.

Após o seminário, serão emitidos certificados de 16 horas de participação para todos os inscritos, reconhecendo o compromisso com a proteção das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana