21 de maio de 2024 17:23

Cotidiano em destaque

Segundo caso de sementes misteriosas vindo em encomendas é registrado em Palmas

Publicado em

Segundo caso de sementes misteriosas vindo em encomendas é registrado em Palmas

O Tocantins registrou o segundo caso de sementes misteriosas recebidas em encomendas não pedidas. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária, a denúncia foi feita em Palmas na última quarta-feira. As sementes foram recolhidas e encaminhadas para o laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O primeiro caso foi identificado há uma semana em Araguaína.

Segundo a Adapec, uma mulher informou, por telefone, ter visto informações sobre as sementes misteriosas que vêm sendo entregues por todo país e resolveu dar uma verificada em uma mochila que comprou da China em 2019.

Ela contou que dentro da bolsa havia um saquinho que havia pensado ser de sílica, substância usada para absorver a umidade, mas depois verificou que na verdade se tratavam de sementes.

A Adapec reforçou o alerta para a população ficar atenta caso receba algum pacote com sementes que não foram solicitadas. “Recolhemos o material e daremos seguimento aos procedimentos oficiais”, explicou o diretor de defesa, sanidade e inspeção vegetal, Alex Arruda.

Orientações

A população não deve abrir, manusear, plantar e nem jogar as sementes no lixo para evitar uma possível germinação.

Os pacotes que forem recebidos com sementes devem ser encaminhados a Adapec ou informados pelo telefone 0800 63 11 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para que a instituição faça o recolhimento da embalagem.

A Superintendência Federal da Agricultura-SFA/TO também está disponível para o atendimento.

Entenda

No dia 6 de outubro a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa informou que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas que não existem no Brasil em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério.

Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o dia 6 de outubro, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana