24 de abril de 2024 16:32

Cotidiano em destaque

Saúde Estadual deve regularizar serviço de cirurgias neurológicas no HGP por determinação da Justiça

Publicado em

Saúde Estadual deve regularizar serviço de cirurgias neurológicas no HGP por determinação da Justiça

A Justiça determinou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) forneça informações sobre a quantidade de pacientes e regularize os procedimentos neurológicos eletivos no Hospital Geral de Palmas (HGP).

De acordo com o despacho, assinado pelo juiz Gil Corrêa, o Estado ainda terá que apresentar quais providências estão sendo tomadas com relação à manutenção da máquina de tomografia e ressonância magnética na unidade

As determinações atendem Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público (MPE) e Defensoria Pública Estadual (DPE). A decisão é de sexta-feira (1).

Conforme o MPE, no dia 10 de junho uma denúncia anônima foi protocolada informando que pacientes estão enfrentando um longo período para passar pelo procedimento. A Justiça cobra ainda detalhes sobre o encerramento do contrato da empresa prestadora do serviço.

Leia Também:   Donos de loja são denunciados por negar serviço de convites de casamento a casal gay em SP: "Seria bacana você procurar uma papelaria"

O magistrado determinou que a pasta detalhe a demanda de consultas em neurocirurgia pré-operatória, informações de pacientes, além de dados sobre as cirurgias neurológicas de urgência e emergência e o número de pacientes internados que aguardam pelo procedimento.

Conforme a Justiça, em abril deste ano, 139 pacientes estavam esperando por cirurgia neurológica.

A pasta ainda terá que prestar as informações sobre a fila a cada 45 dias, sendo que as próximas datas são 1º de agosto, 15 de setembro e 31 de outubro.

O que diz a SES

Um nota, a SES disse que foi notificada da decisão e que atende os órgãos de controle. Também informou que já trabalha no desenvolvimento de uma plataforma digital, para divulgação dos referidos dados, a qual em breve estará disponível.

Leia Também:   'Lua Cheia Rosa' será visível no Brasil: Saiba quando e como observar

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana