Com o aumento disparado da taxa de desemprego no Brasil, os trabalhadores tiveram que buscar novas fontes de renda durante este período de pandemia. Um alternativa encontrada por eles nos últimos meses, foi começarem a utilizar aplicativos que pagam os usuários, como por exemplo o Kwai e o TikTok.
- Publicidades -
Essas empresas monetizam as pessoas que indicam o app por links ou códigos para outros baixarem ou cumprem missões diárias, como ver determinada quantidade de vídeos e fazer check-ins em lugares, por exemplo. Essa prática já é conhecida há anos, mas se tornou fonte de renda de pessoas desempregadas na pandemia.
Os usuários podem receber de centavos a mais de R$ 10 por cada trabalho concluído com sucesso. O pagamento é feito via transferência bancária ou Pix, e pode demorar mais de 24 horas.
Os aplicativos em questão possuem o mesmo preceito, vídeos curtos e rápidos, incluindo dublagens, desafios e danças. Mas o Kwai ainda funciona principalmente como um editor de vídeos, o que facilita o compartilhamento do conteúdo com outras redes sociais, como nos status do WhatsApp.